A Prefeitura de Contagem concluiu a limpeza de dois importantes parques da cidade: o Ecológico, no Eldorado, e o Gentil Diniz, na região Sede, que receberam serviços de roçagem e capina, além da retirada de lixo e espécies invasoras. Também foi realizado um trabalho de manutenção da vegetação local.
Desde que assumiu a administração, a prefeita Marília Campos tem reforçado as ações de limpeza e investido no cuidado da cidade para deixá-la mais bonita e agradável para se viver. “Apesar do distanciamento social e das limitações impostas pela pandemia, estamos cuidando dos espaços públicos para que, assim que for possível, todos e todas possam usufruir deles”, disse a chefe do Executivo municipal.
Segundo o assessor da Superintendência de Parques e Jardins, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Gonçalves Mendes, vários trabalhos de limpeza estão sendo realizados. “Quem passa por ruas e avenidas já pode notar o avanço dos trabalhos realizados pela Prefeitura para manter as áreas públicas limpas e conservadas. Desde janeiro, os mutirões de limpeza estão sendo feitos nas oito regionais, o que inclui parques, praças e escolas”.
Para o empresário e morador do bairro Eldorado, Edson Luís da Rocha, a limpeza do parque do Eldorado era necessária. “Que bom que a Prefeitura deu “uma geral” no parque. Eu sentia que ele estava precisando de uma atenção. Era uma reivindicação de quem mora no entorno e que faz uso do local, seja para reuniões familiares ou atividades físicas”, conta.
A limpeza do parque Gentil Diniz foi realizada em junho. Localizado no centro de Contagem, com aproximadamente 24 mil m², antes da pandemia da Covid-19, o local também era muito visitado pela população. “No Gentil Diniz foram duas semanas de muito trabalho e o resultado ficou muito bom. A equipe de limpeza retirou galhos secos, limpou as trilhas, além de fazer a varrição e a roçagem”, conta o administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino. “Assim que for permitido, a população de Contagem poderá voltar a desfrutar desses locais”, complementa.
Por conta do Decreto nº 102, de 16 de abril de 2021, os parques continuam fechados. Já as praças estão liberadas para prática de atividades esportivas individuais e de lazer, ao ar livre, desde que não gerem aglomerações. As escolas também têm recebido atenção, com limpeza, varrição e revitalizações.