A prefeita de Contagem, Marília Campos, cumpriu em Brasília uma série de compromissos, nesta quarta-feira (14/7). O objetivo foi apresentar e pautar ações de interesse do município junto ao Senado, governo federal e à bancada mineira. Durante audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), a chefe do Executivo pediu o apoio da presidência em relação a demandas de áreas como saúde, parques e infraestrutura.
Marília Campos saiu otimista da audiência que teve com Pacheco. “Fomos buscar apoio para o município. Apresentamos as demandas e o senador se mostrou muito comprometido com as nossas propostas. Saí de lá esperançosa de que avançamos em uma parceria que poderá render bons frutos para a cidade”, afirmou. Também participaram da reunião os deputados federais Mário Heringer (PDT) e Júlio Delgado (PSB).
Na parte da tarde, a prefeita se reuniu com o ministro da Cidadania, João Roma. Marília primeiramente cobrou o atraso no repasse de recursos federais aos programas assistenciais mantidos no município. Conforme os registros da Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Alimentar, o atraso este ano chega mais de R$ 1,7 milhão referente a transferências para a área da proteção básica. “Discutimos a liberação do repasse de recursos já assegurados para Contagem. É nossa luta! Queremos garantir um tratamento republicano com a nossa cidade”.
Ainda durante a reunião, a prefeita também abordou sobre o financiamento de alguns projetos do interesse do município no intuito de estreitar as relações institucionais entre a Prefeitura e o ministério. Já os aspectos técnicos de liberação dos recursos foram tratados com o secretário executivo da pasta, Luiz Galvão.
Além disso, a chefe do Executivo esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional em agenda com o secretário-executivo Daniel de Oliveira Duarte Ferreira e também se encontrou com o chefe de Gabinete do Diretor Geral Interino da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Anderson Lessa. Dentre os diversos assuntos tratados no Ministério do Desenvolvimento Regional, a busca de recursos para obras de contenção de encostas e serviços complementares de infraestrutura urbana em áreas de risco da cidade. Já com o representante da ANTT, Marília articula a aprovação de projetos para a construção de duas trincheiras na BR-381, próximas aos trechos da Hípica e da Toshiba.
Marília está acompanhada do vice-prefeito Ricardo Faria; do chefe de Gabinete, Douglas Miranda, e do secretário de Governo, Pedro Amaral.