“Pequenas peças artísticas” construídas durante as aulas do curso de capacitação em artes cênicas foram apresentadas para avaliação dos professores, como primeira atividade prática e técnica promovida pelos grupos de estudantes.
A proposta era de que os grupos construíssem maquetes de teatros de arena, conteúdo estudado na disciplina Terminologia de Palco, utilizando materiais simples como o papelão, isopor, palitos de picolé, entre outros, e que despertasse o imaginário dos atores numa possível apresentação nestes locais.
A primeira turma do curso de capacitação possui 25 alunos - atores do município, e é ministrado por técnicos e especialistas das áreas relacionadas ao teatro, numa parceria entre a Fundac (atual Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude) e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas gerais (Sated-MG). O objetivo é qualificar atores e atrizes, que após a conclusão dos três módulos receberão o Registro Profissional de Atores (DRT), expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
“A criatividade é algo que devemos explorar ao máximo ao longo do curso, para extrairmos dos alunos aquilo que é essencial numa carreira de ator - a capacidade de improvisar ou ‘criar cenários e respostas’ específicas durante o trabalho”, ressalta o professor Fernando Penido, coordenador e um dos professores do curso.
[caption id="attachment_5895" align="alignleft" width="300"] Essa foi a primeira atividade prática e técnica[/caption]Os trabalhos receberam elogios da equipe de professores e do subsecretário Municipal de Cultura, Mário Fabiano. “É bom ver que os resultados já estejam aparecendo. A qualidade dos trabalhos demonstra que estamos construindo um caminho vitorioso para a carreira destas pessoas, e abrindo novas oportunidades para fomentarmos a cultura em nosso município”, conclui.
O curso de capacitação em artes cênicas é dividido em três módulos, com duração de 6 meses cada, e a carga horária exigida foi aprovada pelo Sated Minas.