A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inaugurou, nesta quarta-feira (30), a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vale das Orquídeas, na Regional Nacional, para atender crianças na faixa etária de 0 a 5 anos.
Franciele dos Santos, mãe da pequena Maria Luíza, é uma das moradoras que poderão se beneficiar com a nova escola. “Eu trabalho fora e agora vou ficar mais tranquila sabendo que a minha filha vai estar em um bom lugar, sendo bem cuidada e, além disso, ela vai estar aprendendo”, afirmou.
Segundo Gláucia Rosa, diretora da unidade, a instalação da unidade era uma demanda antiga dos moradores do Vale das Orquídeas. “A população desse bairro cresceu muito e muitas vagas foram demandadas. Essa nova unidade vai ser de suma importância para a população, que só contava com uma escola para atender a faixa etária de 4 e 5 anos”, disse.
Ainda de acordo com ela, a nova unidade irá beneficiar mais de duzentas crianças. “Inicialmente, vamos atender as crianças em horário parcial, já que a demanda para o atendimento é grande. Vamos matricular 242 crianças, sendo que atenderemos completamente estudantes de 4 e 5 anos e vamos trabalhar para reduzir a fila de espera”, frisou.
O secretário de Educação Municipal de Contagem, Sérgio Mendes, declarou que a Umei Vale das Orquídeas é mais um exemplo do trabalho desenvolvido pela pasta, durante a atual gestão, para dar capilaridade à rede municipal de ensino. “Durante nossa gestão, trabalhamos numa política de descentralização da educação. Nós entendemos que as Umeis vêm para dar a oportunidade das nossas crianças, além de fazer a introdução aos professores, que é quem mantêm um convívio diário com as nossas crianças. Então, o avanço educacional, o avanço de uma criança, também vai ao bom atendimento da educação infantil”, enfatizou.
Mendes disse ainda que a inauguração da Umei Vale das Orquídeas facilitará a rotina da população local. “Aqui, no Vale das Orquídeas, nós geramos oportunidades para que as pessoas possam trazer seus filhos para uma unidade perto de casa. A tendência das Umeis é que elas possam sempre ter uma próximo à casa das pessoas, para que os moradores do bairro possam deixar seus filhos em segurança e ter um bom acompanhamento”, concluiu.