Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da saúde é comemorado em meio a pandemia da Covid-19. O principal objetivo da data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Neste momento da pandemia do novo coronavírus, é importante discutir e alertar a população cada vez mais sobre a necessidade de manter os cuidados sanitários, como uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos. Cuidar de si mesmo é também cuidar do próximo, pois mesmo com a vacinação em andamento na cidade e no país, a pandemia está longe de acabar.
O debate com a população sobre a importância do cuidado com a saúde é extremamente necessário, principalmente para conscientizar e estimular a participação popular na criação de políticas voltadas ao bem-estar da comunidade. Os cidadãos precisam aprender a se cuidar e se informar neste período pandêmico em que todos vivemos, mas também defender políticas públicas que levem ao bem-estar de todos .
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretária Municipal de Saúde de Contagem, José Renato Rezende, diante do cenário que enfrentamos há mais de um ano, é dever do poder público prezar pela qualidade de vida da população. “A identificação do novo coronavírus refletiu a importância de utilizar o Sistema Único de Saúde como política de governo para que, através dela, seja possível a mudança de visão e atuação da saúde planetária, com obtenção de retornos e resultados concretos em busca de uma maior e melhor qualidade de vida para a população”.
É importante ressaltar que na luta contra a Covid-19, o poder público não pode trabalhar sozinho. A Prefeitura de Contagem conta com o apoio da população nesta luta tão difícil. A população precisa seguir as medidas de prevenção mesmo com os avanços da vacinação no município.
Repórter Milla Silva
Foto: ONU News