A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), continua fiscalizando o transporte público para garantir que eles cumpram as regras determinadas no Decreto 055/2021, de combate à disseminação do coronavírus.
Entre os dias 22 e 29/3 foram fiscalizados 649 veículos gerenciados pela Transcon. Apenas 28 veículos fiscalizados apresentavam mais de dez passageiros em pé e 23 circulavam sem álcool em gel, contrariando o protocolo em vigor no município.
Na semana fiscalizada, entre 22 e 29/3, houve ligeira queda (405 a menos do que na semana anterior) no número de passageiros que utilizaram o transporte público em Contagem, contabilizando 48.641 usuários.
Iniciadas no dia 15/3, as ações de fiscalização da Transcon nos coletivos ocorrem nos horários de pico, em pontos estratégicos do transporte coletivo na cidade. As ações são resultado do diálogo da Prefeitura com as empresas de ônibus para o aumento das viagens e garantia de maior segurança para os usuários durante a pandemia.
O protocolo firmado com as empresas de transporte coletivo determina uma série de ações que devem ser executadas todos os dias por operadores e usuários do transporte coletivo. Dentre elas está a restrição do número de passageiros, sendo permitida a ocupação de todos os bancos e no máximo dez passageiros em pé. Outra medida prevista já em execução é o aumento de 57 viagens em 27 linhas municipais nos horários de pico. Além disso, o transporte da cidade segue operando sem reduções de horários durante a onda roxa.
Nos casos de irregularidades, os usuários devem entrar em contato com a Transcon no telefone (31) 3329.3390.
Atendimento
Os serviços da Transcon estão sendo realizados de forma virtual, com o intuito de evitar aglomerações de pessoas, em decorrência da Covid-19. Serviços como solicitação do cartão Ótimo ou do Meio Passe Estudantil podem ser feitos por email ou telefone.
No endereço atendimento.transcon@contagem.mg.gov.br o cidadão poderá tirar dúvidas, fazer reclamações e enviar formulários com recursos de multas. Para atendimento telefônico, o contato pode ser feito pelo 118 ou pelo (31) 3329-3390. O atendimento ocorre das 8h às 16h30. Os formulários estão disponíveis no site da Transcon – . O tempo de resposta varia de acordo com especificidade da solicitação.