Desde o início da pandemia da Covid-19, alguns serviços de assistência em saúde em Contagem tiveram seu fluxo de atendimento alterado, como os serviços de saúde bucal.
As equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica continuam atendendo aos usuários que procuram as unidades para os atendimentos de urgência, ou seja, aqueles atendimentos que requerem atenção imediata para aliviar dores intensas ou risco de infecção, como drenagem de abcessos, remoção de cárie e curativo, avaliação de lesões na boca e traumas. Também são atendidos os casos inadiáveis, que são aqueles cujo adiamento poderá resultar em ineficácia do tratamento ou prejuízo à saúde do paciente em curto prazo. De acordo com a necessidade do caso, o dentista pode realizar outros tratamentos. O pré-natal odontológico também está mantido durante a pandemia.
Segundo a diretora de Saúde bucal da Secretária de Saúde, Ângela Regina Rinco Fontoura, a SMS adotou as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que determinaram a suspensão de atendimentos odontológicos eletivos nos estabelecimentos públicos de saúde. “Todos os tratamentos que estavam agendados foram suspensos, assim como a chamada para novos tratamentos”, afirma.
A diretora aconselha que em caso de urgência, os usuários procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima, que possua consultório odontológico, para serem atendidos. A população da área de abrangência das unidades que não possuem consultório odontológico é referenciada para outra unidade com consultório. “Os atendimentos de urgência também podem ser feitos na UPA JK, no horário de 19h às 7h nos dias úteis e durante 24 horas aos sábados e domingos”.
Para saber onde obter o serviço, o usuário pode procurar a UBS na qual é atendido pela equipe de Saúde da Família.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Atenção Especializada está realizando os atendimentos inadiáveis e o telemonitoramento dos pacientes que se encontravam em tratamento antes da pandemia. Caso o dentista especialista verifique necessidade no momento do atendimento, uma consulta presencial é agendada para o usuário.
Nos atendimentos de urgência, para evitar possíveis contaminações e garantir a segurança dos usuários, os atendimentos odontológicos no município estão sendo realizados seguindo as regras de biossegurança, com uso correto de EPIs, limpeza e desinfecção das superfícies e esterilização dos materiais utilizados.