A Prefeitura de Contagem recebeu nesta sexta-feira (26/3) mais 16.140 doses das vacinas contra a Covid-19. São 11.830 doses da Coronavac para primeira dose e mais 3.510 unidades para a segunda dose, além de 800 doses da AstraZeneca para a imunização de quilombolas. As doses da Coronavac são destinadas ao público prioritário de trabalhadores da saúde e idosos. A chegada dessas novas doses permitirá à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliar a faixa etária dos idosos. Nesta sexta (26/3) e sábado (27/3) está sendo realizado o mutirão de vacinação para idosos a partir de 73 anos.
Até esta sexta-feira (26/3), Contagem recebeu ao todo 74.316 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, para a aplicação de doses 1 e 2. Já foram aplicadas 36.185 doses, sendo 28.443 doses 1 e 7.742 doses 2, sem contar com as doses aplicadas no mutirão deste final de semana. No momento, o município está imunizando o grupo prioritário de trabalhadores da saúde, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiência moradoras de lares inclusivos e idosos a partir de 73 anos.
Em breve, a Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar o novo calendário de vacinação.
Vacinação dos idosos
Para o público alvo dos idosos a partir de 73 anos, as salas de vacinação continuarão abertas na próxima semana, após o mutirão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Na hora de vacinar, é necessário utilizar máscara e manter o distanciamento social. É exigido que o idoso leve o documento de identidade com foto, CPF, e, aconselhável, um comprovante de endereço. Para a segunda dose, levar os documentos e o cartão de vacinação.
Trabalhadores da saúde
Os trabalhadores da saúde estão sendo vacinados no próprio local de trabalho ou em espaços de instituições parceiras. Em breve, será aberto o cadastro para os trabalhadores da saúde autônomos.