Nesta quarta-feira (24/03), um shopping popular, no bairro Eldorado, foi alvo de operação da Patrulha Pacto pela Vida. A denúncia de que havia aglomeração de clientes na porta do estabelecimento chegou à Central de Operações no início da tarde. Imediatamente, as equipes da Guarda Civil de Contagem, da Polícia Militar e fiscais de Posturas e Vigilância Sanitária do município se deslocaram para o local.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária, Wilson Carvalho, foi constatado que havia uma grande circulação de lojistas no interior do shopping e, também, uma grande quantidade de pessoas na entrada (recepção), apesar de fechado. “Tais condutas geraram aglomeração, o que contraria as normas do Decreto 055/21 e das deliberações do Comitê Estadual de Covid-19”, explicou Carvalho.
O responsável pela administração do shopping foi notificado e convocado a comparecer na Vigilância Sanitária do município para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis. O local não foi interditado. “Contudo, a administração e os lojistas foram orientados a se adequarem e a realizarem a venda por meio de canais virtuais. Caso haja desrespeito às regras novamente, o local poderá ser interditado e o administrador multado”, esclareceu o diretor de fiscalização.
A equipe também esteve na Estação de Metrô - Eldorado, onde havia ambulantes. Eles foram orientados a deixar o local e a manter o isolamento social, além de serem informados sobre as normas do decreto, que permite o funcionamento apenas dos serviços essenciais. Não houve resistência e eles se dispersaram pacificamente.
A Patrulha Pacto pela Vida tem realizado rondas diárias, de segunda a segunda, durante o dia e à noite com o intuito de conscientizar a população e conter a circulação da Covid-19. A abordagem, à princípio, é pedagógica. Entretanto, as autoridades municipais estão autorizadas a interditar e a multar estabelecimentos que estejam violando as regras, reiteradamente.
Repórteres Carol Cunha e Leonardo Rocha