A prefeita Marília Campos quer que a população de Contagem participe ativamente das discussões para melhorar a mobilidade urbana no município. Para isso, a Prefeitura vai trabalhar para que as pessoas conheçam a proposta do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e possam opinar sobre ela. A iniciativa foi socializada pela prefeita, durante a reunião de apresentação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), no auditório da Prefeitura nesta quarta-feira (17/2), para secretários municipais e administradores regionais. Os trabalhos foram conduzidos pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e pela autarquia de Trânsito, Transcon. “É muito importante que cada cidadão, cada cidadã, conheça o que é esse projeto. Qual o impacto que ele trará para cada região, não só para se apropriar dessas intervenções, mas também para sugerir. O que nós vamos fazer a partir de agora, é iniciar o debate na cidade. Para isso é importante que a gente organize conselhos que vão discutir em cada território o projeto de mobilidade urbana para eleger membros e fortalecer o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito do nosso município”, reafirmou a prefeita.
Durante a reunião foi apresentado pela Transcon, o cronograma de obras e intervenções que fazem parte da implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Com as obras já iniciadas, o SIM envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas. Em seu escopo há obras de infraestrutura viária, como viadutos, trincheiras, corredores, requalificação de vias, entre outras.
Segundo a Transcon, as obras têm como objetivo promover a melhoria na articulação entre as regiões do município e viabilizar a operação da nova rede de transporte. De forma integrada, também estão previstas a execução de obras para a operação do sistema de transporte coletivo, como a construção de terminais de ônibus, estação de transferências e estruturação dos pontos de embarque e desembarque.
Já a Secretaria de Obras contextualizou sobre as obras de macrodrenagem previstas para evitar as constantes enchentes em Contagem e BH. Para resolver o problema, um Comitê Gestor foi criado recentemente pelo Governo do Estado e prefeituras de Belo Horizonte e Contagem para discutir, planejar e viabilizar ações conjuntas que irão reduzir as enchentes no Ribeirão Arrudas, Córrego do Ferrugem e em outros pontos dos dois municípios.
Na ocasião, os administradores regionais puderam relatar as principais dificuldades de mobilidade e transporte público nos bairros, além de dar sugestões.
Participaram da reunião, os secretários de Planejamento, André Teixeira; Obras, Marcos Túlio Melo; Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão Mesquita Sampaio; Governo, Pedro Amaral; Subsecretaria de Comunicação, Rodrigo Paiva e chefia de gabinete, Douglas Miranda.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/50954051077/in/album-72157718329720718/