Em Contagem, até essa quinta-feira (28/1), 2047 pessoas foram vacinadas contra a covid-19. A previsão para esta sexta (29) é imunizar mais 650 pessoas. Com isso, quase metade das 5461 doses recebidas pelo município estão sendo aplicadas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda a chegada de mais doses das vacinas CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca, na próxima segunda-feira (1/2), para ampliar a imunização do grupo prioritário.
Nesta primeira fase, somente os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavírus e os idosos em asilos estão sendo vacinados. Eles recebem a vacina no próprio local de trabalho, e no caso dos idosos, no asilo onde moram. Todas as doses são separadas e identificadas com o nome de quem vai recebê-las. Isso é feito pela Central de Imunização da SMS, nessa primeira fase, para ter o devido controle de quem é o público-alvo e, também, para dar transparência ao processo.
O restante da população deve aguardar as próximas etapas da vacinação que será feita, gradativamente, após a disponibilização de mais doses da vacina, aos estados e municípios, feita pelo Ministério da Saúde. Todo o processo será amplamente divulgado pela prefeitura.
Na última quinta-feira (28/1), os profissionais do Centro Materno Infantil receberam a primeira dose da CoronaVac. Para a coordenadora de Enfermagem da Unidade de Internação Pediátrica, Ana Flávia Braga, foi um alívio a chegada da vacina. “Acho que essa vacina vai mudar o mundo. Me sinto em uma guerra, e agora é a esperança do fim dessa guerra, que o número de mortes é gigantesco. Acho que vai controlar bastante e nós vamos voltar a viver em liberdade”, afirmou.
Repórter: Vanessa Trotta Batista com a colaboração da jornalista Marcella Souza / Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC)