A prefeita Marília Campos vistoriou, nesta quinta-feira (28/01), as áreas onde serão realizadas as obras de construção da avenida Maracanã, com extensão de 4,5 km ligando a LMG-808 até a avenida João César de Oliveira. O complexo viário receberá investimento de cerca de R$230 milhões e de acordo com a prefeita Marília Campos trará mais desenvolvimento, saneamento e infraestrutura para a região, além de desafogar o trânsito na região Sede. “Essa obra é estratégica, porque vai resolver um problema de acesso e vai gerar um grande desenvolvimento social, econômico e ambiental para a nossa cidade. É de saneamento, de mobilidade e vai tirar as pessoas que moram na beira dos córregos. Certamente, vamos ter grande qualidade de vida a partir dessa obra”, enfatiza a prefeita
Durante o trajeto, a prefeita também conversou com moradores e sugeriu a criação de uma comissão para o acompanhamento das obras, com a coordenação do administrador Regional Sede, Lindomar Diamantino.“Estamos fazendo a primeira visita e, em breve, vamos organizar as comissões de moradores por cada etapa para acompanhar e fiscalizar a execução da obra”, adiantou.
Na visão da dona de casa e moradora do conjunto Chácara Califórnia Maria Ângela Pinto Ferreira, 58, a obra vai beneficiar a população evitando riscos e prejuízos aos moradores. “Quando chove ocorre enchente que não passa carro. Já tivemos vários acidentes aqui”, afirmou.
Dona Creuza da Silva, 71, comemora os frutos de uma luta que durou muitos anos por melhorias para a comunidade no bairro Chácaras Califórnia. “Eu corri atrás e consegui. Com mais esse empenho da prefeitura será uma benção de Deus”, comemora.
Intervenção emergencial
Dentre os pontos críticos vistoriados, a rua Felisbino Pinto Monteiro, que liga os bairros Granja Vista Alegre e Praia teve parte da via derrubada pela chuva, ocasionando uma cratera que impede o acesso dos moradores.
Diante do problema, a prefeita Marília Campos determinou que as obras viárias sejam priorizadas no local propiciando a reconexão entre os bairros, incluindo drenagem pluvial, saneamento e mobilidade.
Para o morador Paulo Oliveira, a intervenção vai tranquilizar a população que vive às margens da cratera, especialmente, durante as chuvas. “Aqui quando chove ninguém dorme. Quando chove, o risco de mais desabamento aumenta”, conta.
A vistoria ocorreu com as presenças, do vice-prefeito Ricardo Faria, do secretário de Obras (SEMOBS) Marcos Túlio Melo, do engenheiro da SEMOBS Pedro Paulo Ferreira, lideranças comunitárias e técnicos da empreiteira.
Avenida Maracanã
O projeto da avenida Maracanã está inserido em uma série de medidas para a melhoria da infraestrutura viária no município. Para reduzir, significativamente, o tráfego na área central e ordenar o espaço urbano, a implantação da avenida Maracanã vai retirar parte do trânsito da Avenida João César de Oliveira, permitindo a transposição da área urbana de Contagem sem passar pelo Centro Histórico.
A implantação da Avenida Maracanã também contemplará obras de drenagem pluvial e saneamento com galerias para transposição do curso d´água, implantação de rede coletora e de interceptores de esgoto ao longo do córrego, dentre outras intervenções.
A implantação da avenida Maracanã complementa as obras do Corredor Norte/Sul, concebido dentro do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).