Na noite de sábado (23), por volta das 21h, a Guarda Civil de Contagem (GCC) recebeu uma denúncia de festa de baile funk no bairro Estância Imperiais, na regional Petrolândia. No local, os guardas se depararam com uma aglomeração de cerca de 40 pessoas e acabaram com a festa.
A GCC informou sobre a proibição do evento, conforme legislações como o Decreto nº 1.510, que lista uma série de providências para enfrentamento da covid-19 no município, e o Decreto 1.527, que determina a suspensão temporária das atividades comerciais com potencial de aglomeração de pessoas para enfrentamento da Situação de Emergência e Calamidade Pública causada pelo coronavírus em Contagem.
No local, foram encontrados variados tipos de bebia alcoólica e porções de substâncias semelhantes à maconha e à cocaína. O proprietário do local não foi encontrado, mas o endereço foi autuado. Em virtude do descumprimento do Decreto 1.527 e suas alterações, poderá ser aplicada multa no valor de R$ 5 a R$ 30 mil. Duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Plantão. Os demais participantes da festa foram qualificados e liberados, bem como os menores encontrados foram entregues aos responsáveis.