Com duas plataformas de integração - uma municipal e outra metropolitana - cobertas com estrutura de aço, construídas com toda a acessibilidade necessária, prédio anexo para o setor administrativo e estacionamento para funcionários, o Terminal Petrolândia, que faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Contagem, está prontinho. Por ele vão passar cerca de 380 mil passageiros por mês. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) aguarda o fim da pandemia do Coronavírus para que a estrutura seja entregue à população.
[caption id="attachment_56113" align="aligncenter" width="700"] Tem toda a acessibilidade necessária e é ligado ao viaduto do Petrolândia[/caption]Vencida a batalha com a Covid-19, a Transcon iniciará no Terminal Petrolândia, bem como em toda a cidade, o processo de migração do sistema de transporte coletivo atual para o SIM. Por ele passarão nove linhas de ônibus, com média de 12,6 mil passageiros por dia. Serão cinco linhas alimentadoras, duas inter-terminais e duas troncais. Nas garagens das empresas, 32 coletivos novos aguardam o início da operação.
[caption id="attachment_56114" align="aligncenter" width="700"] Pode ser acessado pela Via Expressa e rua Acetona[/caption]O acesso ao terminal é pela Via Expressa e rua Acetona, fazendo conexão com o recém-inaugurado Viaduto do bairro Petrolândia. Previsto inicialmente para começar em março deste ano, a edificação faz parte da primeira etapa de implantação do SIM. O presidente da Transcon, Leonardo Reis, ressalta que a inauguração será precedida de ações que orientem a população sobre o novo sistema de transporte.
[caption id="attachment_56115" align="aligncenter" width="700"] Serão 12,6 mil passageiros por dia[/caption]“O usuário do transporte coletivo não pode acordar uma manhã e encontrar um sistema de transporte diferente daquele que está habituado, que utiliza todos os dias para trabalhar. Temos que informar com antecedência, distribuir colaboradores em diversos pontos da cidade para orientar o passageiro qual linha ele utiliza atualmente e qual usará futuramente. Infelizmente, com a pandemia não podemos iniciar essa mudança. Tão logo as autoridades sanitárias definam um calendário que permita a livre circulação de pessoas vamos iniciar a divulgação com a data de operação do terminal”, afirma Leonardo Reis.
[caption id="attachment_56119" align="aligncenter" width="700"] Coletivos com novo layout, que vão passar pelo terminal, estão nas garagens dos ônibus[/caption]O terminal é todo adaptado para as pessoas com necessidades especiais, conforme determina a Lei Federal 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade). As rampas de acesso, os banheiros acessíveis e a sinalização tátil para pessoas com deficiência visual seguem as especificações desta legislação. O investimento foi de R$ 8.424.113,17, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).
[caption id="attachment_56120" align="aligncenter" width="700"] Os veículos começarão a circular após a Pandemia[/caption]