A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) iniciou, na semana passada, a implantação do sistema de centralização dos semáforos no município. Por meio de uma tecnologia que captura informações, a partir do registro do fluxo de veículos, a autarquia vai integrar todos os semáforos presentes nos corredores do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Todo o processo, que hoje acontece nos pontos de instalação dos equipamentos, em breve, será operado na Central de Tratamento por Área (CTA) da Transcon.
A instalação do sistema ocorre em dois trechos. No primeiro, os semáforos da avenida João César de Oliveira, que faz parte do Corredor Norte-Sul, estão recebendo contadores regressivos. Já no Corredor Ressaca, na avenida Babita Camargos, os trabalhos são de sincronização e programação dos equipamentos.
O gerente de Monitoramento Eletrônico da Transcon, Vagner Moreira, explica os benefícios da nova configuração de funcionamento dos semáforos. “O contador regressivo, que é montado no mesmo braço do grupo semafórico, indica ao motorista e ao pedestre, o tempo regressivo restante de travessia. Isso favorece o melhor aproveitamento dos tempos dos semáforos e proporciona maior segurança aos usuários. A sincronização dos equipamentos, por sua vez, favorece a fluidez do trânsito, permitindo que os veículos trafeguem na velocidade da via, sem paradas”, afirma.
Semáforos com contadores regressivos implantados:
Av. João César de Oliveira com Av. Dilson de Oliveira
Av. João César de Oliveira com Rua das Indústrias
Av. João César de Oliveira com Av. Londres e com Praça Paulo Pinheiro Chagas
Av. João César de Oliveira com Av. José Faria da Rocha
Av. João César de Oliveira com Av. Olímpio Garcia
Av. João César de Oliveira com Av. Castelo Branco
SIM
O Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem (SIM) tem como conceito básico o sistema Bus Rapid Transit (BRT), um modelo de transporte coletivo sustentado por sistema tronco-alimentado com integração física entre linhas e estações. O modelo é utilizado nas maiores capitais do Brasil e mostra-se bastante eficiente no país e nas demais cidades do planeta. Seu diferencial está nos corredores exclusivos para linhas de ônibus, que priorizam a operação rápida dos veículos coletivos e, assim, elevam a qualidade do transporte público.
Com as obras já iniciadas, o SIM envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas. Em seu escopo há obras de infraestrutura viária, como viadutos, trincheiras, corredores, requalificação de vias entre outras. Estas obras têm como objetivo promover a melhoria na articulação entre as regiões do município e viabilizar a operação da nova rede de transporte. De forma integrada, também estão previstos a execução de obras para a operação do sistema de transporte coletivo, como a construção de terminais de ônibus, estação de transferências e estruturação dos pontos de embarque e desembarque.
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