A obra da VM5 está garantindo a requalificação de um importante corredor de trânsito do município, que liga a regional Sede à regional Ressaca. As intervenções na via foram iniciadas em abril e seguem em ritmo acelerado. A primeira etapa já foi concluída.
Segundo o engenheiro Leonardo Lopes, o recapeamento da avenida Vereador Joaquim Costa (iniciando na Praça Maracanã e finalizando um pouco depois da empresa Alimenta) já foi finalizado. A iluminação de Led também já foi instalada em toda a via, proporcionando mais segurança a motoristas, passageiros e pedestres.
Lopes informa, ainda, que também estão sendo concluídas as limpezas das sarjetas, instalação de meio-fio e o recorte no entorno dos poços de visitas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para alteamento e acampamento. Na sequência serão realizados, progressivamente, serviços de fresagem, de aplicação de massa asfáltica e de sinalização estratigráfica e vertical. A previsão é de que a obra seja concluída em até 6 (seis) meses
Mais de cem empresas serão beneficiadas com a revitalização da VM5, impactando diretamente na circulação de 25 mil veículos por dia. As intervenções de infraestrutura/urbanização facilitarão a mobilidade entre as regionais Ressaca e Eldorado e poderão atrair novos investimentos para a região.
Além da VM5, a Prefeitura de Contagem também está investindo na execução de outras importantes obras de mobilidade urbana. São elas: a duplicação dos viadutos das Américas 2 e da Ceasa e a construção do Viaduto Teleférico. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 37,5 milhões em intervenções para garantir mais fluidez e conforto a quem transita pela região Ressaca.