As 44 linhas de ônibus do transporte coletivo de Contagem operam desde a última quinta-feira (19 de março) com Quadro de Horário de Dia Útil Atípico. Confira nos horários pelo Aplicativo SigaBus ou no Portal da Prefeitura (). Fica mantida a mesma quantidade de ônibus nos horários de pico (5h30 às 7h30 e 16h30 às 18h30).
A mudança é temporária e atende as regras estipuladas pela Prefeitura de Contagem para conter o avanço do Coronavírus. Com o distanciamento social, houve uma redução do número de passageiros nas linhas que circulam na cidade. Segundo o Departamento de Transportes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), de 16 a 18 de março houve queda de 20% na demanda de usuários do sistema municipal.
Com isso, a redução pontual nos horários entre picos não gera aglomeração ou interfere no conforto dos passageiros. Todavia, a equipe de operação da Transcon está atuando para evitar superlotação dos ônibus.
Orientação aos passageirosA Transcon orienta que passageiros com mais de 60 anos ou que façam parte de grupos de risco utilizem o transporte coletivo apenas em situações extremamente necessárias. A autarquia recomenda que todos os usuários deem preferência ao pagamento da tarifa via bilhete eletrônico (Cartão Ótimo) - e evite o pagamento em dinheiro, um vetor comum para muitos vírus.
Ônibus mais limposCom o objetivo de evitar a propagação de vírus nos ônibus, assegurando as condições de saúde de passageiros e motoristas, a Transcon determinou a intensificação na higienização dos 298 veículos que compõe o sistema de transporte coletivo municipal.
Fica estabelecido: - Desinfecção e limpeza de assentos, balaústres, pega-mãos e volante e marcha após cada viagem; - Lavar os ônibus, interna e externamente, duas vezes ao dia; - Deixar, sempre que possível, todas as janelas dos veículos abertas; - Utilizar o sistema de ventilação aberta nos ônibus com ar-condicionado; - Distribuição de álcool gel 70º para todos os operadores do sistema de transporte, conforme disponibilidade do produto; - Motoristas lavarem as mãos e antebraço com água e sabão após cada viagem; - Motoristas idosos, em grupo de risco ou com sintomas de Covid-19 ficam proibidos operar os veículos do sistema. Táxis e veículos escolares também serão terão que atender as regras de intensificação da higienização.