As intervenções iniciadas na Via Expressa, durante o carnaval, tem como objetivo rebaixar a pista nos dois sentidos de tráfego para fazer uma readequação que também interfere na estrutura do viaduto existente. A previsão é que esta etapa fique completamente pronta até o dia 8 de março.
O presidente da Transcon, Leonardo Reis, informa que o sentido BH/Betim foi finalizado, porém, em razão das chuvas nos últimos dias, a data de conclusão do sentido Betim/BH foi alterada. “No fim de semana programado para o término das intervenções, o trânsito será restrito em uma das pistas novamente, o fluxo será redirecionado para uma faixa de rolamento do sentido oposto, ou seja, quando o sentido Contagem/Belo Horizonte estiver restrito, os condutores deverão seguir por uma faixa de rolamento no sentido Belo Horizonte/Betim”, completou.
Para garantir mais segurança aos que trafegam na região e alertar sobre a altura máxima permitida de 4,40 metros, a Transcon instalou redutores de velocidade (quebra-molas) e sonorizadores na Via Expressa de Contagem, no trecho onde as intervenções estão sendo feitas. Quando a obra for totalmente concluída essas sinalizações serão retiradas.
Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz; e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Outras melhorias são: a redução da inclinação de rampas, evitando quebra dos veículos semi-reboques, e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques.
O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.