Para acabar com histórico de alagamentos no período chuvoso, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), está executando uma obra de drenagem e de recapeamento entre as ruas Américo Dom Bosco e Coronel Américo Teixeira Guimarães, no bairro Industrial. O investimento é de aproximadamente R$ 300 mil reais. O prazo de execução da obra é de 90 dias.
“Segurança e tranquilidade”. É como Dorico Alves, morador do bairro Industrial, define a intervenção que está sendo feita para eliminar a possibilidade de alagamento da rua Coronel Américo Teixeira Guimarães. Ele conta que era só começar a chover para começar as preocupações. “Eu moro nesta rua há quase 50 anos e, a cada troca de governo, nascia a esperança de resolverem nosso problema com as enxurradas. Depois de tantas perdas, estou satisfeito em ver o serviço que está sendo feito. Agora, posso ficar tranquilo nos dias chuvosos, sem medo da chuva invadir minha casa”, destacou.
De acordo com Marina Catizani, engenheira responsável pela obra, a intervenção vai eliminar o histórico de inundações e oferecer mais segurança aos moradores. “Há histórico de alagamento mesmo com pequenas precipitações no local. Trata-se de um problema antigo que tem tomado grandes proporções em danos materiais e transtornos aos moradores e transeuntes da via. Tais ocorrências se dão pelo comportamento deficiente da rede de drenagem existente. Desta forma, foi realizado um estudo hidrológico e hidráulico, possibilitando o redimensionamento do lançamento da rede de drenagem existente na via que tem por objetivo resolver o problema de uma vez por todas”, relata.
O administrador da regional Industrial, Beto Diniz, ressaltou também que a população terá mais dignidade e qualidade de vida. “Há anos essa obra era sonhada. Os moradores estão felizes com a conquista e assim como em outros pontos críticos de alagamento da cidade, este está sendo solucionado”, afirmou.