As indicações para homenagear às pessoas naturais e jurídicas, cujos trabalhos ou atuações exemplares tenham contribuído significativamente para a defesa, difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos em Contagem, forram prorrogadas até o dia 17/11. A 9ª Edição do Prêmio Milton de Freitas é um evento promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
Serão premiadas três pessoas físicas na modalidade “Prêmio Individual” e três na modalidade “Prêmio Institucional”, qualificados como pessoas jurídicas. As inscrições para indicações estão abertas até o dia 6 de novembro. A solenidade de premiação acontecerá no Auditório do SEST/SENAT, no dia 3 de dezembro.
Na última edição, o Prêmio teve recorde de inscrições. De acordo com o subsecretário e organizador do evento, Ricardo Cidadão, ano passado foram 31 indicados, todos homenageados com certificado e seis troféus entregues, sendo três individuais e três institucionais. O jornalista Ciro Carpentieri, que faleceu em outubro do ano passado, foi homenageado com o Prêmio Milton de Freitas de 2018. Ciro era proprietário de um dos maiores jornais locais, o Folha de Contagem, e foi lembrado em razão de sua trajetória e pela importância que a imprensa tem para os movimentos sociais.
Inscrições:
As indicações para o Prêmio poderão ser feitas mediante o preenchimento de formulário virtual por meio do endereço eletrônico (Clique aqui e acesse) , ou formulário impresso que pode ser solicitado pelo e-mail premiomf@contagem.mg.gov.br ou retirado na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (situada à avenida José Faria da Rocha, número 1.016, 2º andar, Eldorado). Os indicadores poderão comparecer à secretaria, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h.
Para inscrever o indicado é necessário:
· Identificação na sugestão da modalidade de premiação na qual concorrerá aquele participante sugerido, especificando se este é uma pessoa física ou jurídica;
· Identificação do participante indicado com breve histórico de sua biografia, em especial, de sua atuação na área de Direitos Humanos e síntese das ações relevantes por ele desenvolvidas;
· Endereço completo e, telefone/fax, endereço eletrônico, página na internet do participante indicado, se pessoa jurídica, o nome de seu representante legal;
· Apontar práticas do participante indicado com relação à temática dos Direitos Humanos;
· Justificativa para a indicação;
Cronograma
01/10 a 17/11 – Indicação dos participantes.
18/11 a 19/11 – Período de pré-seleção pela Comissão Organizadora.
20/11 – Divulgação dos pré-selecionados.
21/11 a 22/11 – Preparação dos processos para Comissão Julgadora.
25/11 a 29/11 – Período de seleção pela Comissão Julgadora.
03/12 (19h às 21h) – Solenidade de premiação no Auditório do SEST/SENAT, localizado na Rua Dorinato Lima, 450 Bairro Inconfidentes, Contagem.
Quem foi Milton de Freitas?
Uma importante liderança popular e sindical de Contagem, que dedicou toda sua vida na luta pela democracia, combate às injustiças e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nascido em Ponte Nova, mudou-se para Contagem no final da década de 50, onde residiu até o seu falecimento em 1999.
Marceneiro de profissão e militante por vocação, sua atuação foi destacada no processo de organização popular, de entidades sociais, sindicatos e associações de bairro. Participou de inúmeras greves ao lado dos trabalhadores, e destacou-se nos movimentos pela redemocratização do país. Confira o edital aqui (http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/doc/4675doc-e-20191001051439.pdf?x=20191023031906)









