No último sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na Praça Irmã Maria de Paula, na regional Petrolândia, mais uma ação do Outubro Rosa. Com o objetivo de orientar as mulheres sobre a importância de fazerem os exames que constam no calendário da mulher. A ação realizou mais de 52 atendimentos entre avaliação de mama e exame preventivo Papanicolau ( de colo do útero).
A usuária presente ao evento, Rute Bezerra, foi uma das mulheres que fez a avaliação de mama. Para ela, o exame é extremamente importante. "Por meio dele, conseguimos saber como anda a nossa saúde, além de nos dar um alívio quando tudo está bem”, relatou. A ação contou com uma equipe de enfermeiros e médicos, que além de passarem informações às usuárias presentes, realizaram avaliações de mama e exames preventivos. O público que ali estava também pôde contar com um circuito de orientações sobre alimentação saudável, atividades físicas com a equipe do Movimenta Contagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), saúde da mulher, além de atividades recreativas para as crianças na praça.
No mês de outubro, as ações sobre o câncer de mama e saúde da mulher são intensificadas, mas é de extrema importância que as mulheres se cuidem o ano todo. A enfermeira da rede SUS Contagem, Raquel Eustáquio, foi uma das que prestaram atendimento às usuárias e explicou a importância da data para a saúde da mulher. “O Outubro Rosa consiste em alertar, principalmente, a população feminina sobre as doenças mais prevalentes na mulher. Nós mulheres precisamos estar bem cuidadas para que nossos dias sejam prolongados, com uma boa saúde. Então, devemos fazer a avaliação de mama e o Papanicolau - exames muito importantes - e nos atentar para qualquer coisa que possa estar em desacordo em nosso corpo. Essa consciência com a nossa saúde deve ser o ano todo, não apenas no mês da mulher”.
A diretora do Distrito Sanitário do Petrolândia, Gilzinéia Soares Souza, relatou que “a unidade de referência do Petrolândia ficou aberta das 8h às 11h30 neste dia, onde foi possível fazer a capitação dessas usuárias na praça. Elas puderam realizar os exames e a avaliação das mamas”. Ao todo, foram 52 atendimentos realizados no evento.
Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo
No último sábado (19) também aconteceu, em toda cidade, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a cinco anos de idade. Ao todo, 49 salas de vacinação estiveram abertas das 8h às 17h para vacinar as crianças.
No mês de novembro, acontecerá o Dia D da vacinação para pessoas entre 20 e 29 anos. Lembre-se que qualquer usuário de qualquer faixa etária pode comparecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As salas de vacinação estão disponíveis das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.