“A intenção desse encontro mensal é compartilhar os saberes tradicionais de cada comunidade e realizar uma roda de conversa para discutirmos a promoção de igualdade racial, a preservação das tradições e, até mesmo, as políticas públicas”, explicou o superintendente de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial de Contagem, Jorge Antônio dos Santos. O encontro aconteceu no último final de semana, na Comunidade dos Arturos, em Contagem.
Várias comunidades da Região Metropolitana (RMBH) participaram do encontro com o tradicional café da manhã, com deliciosas comidas típica de cada grupo. Na ocasião, foi realizada uma confraternização e cada comunidade compartilhou sua história. Na roda de conversa, os grupos expuseram suas experiências e desafios ao longo dos anos. A Comunidade dos Arturos, referência para os que estão presentes, compartilhou meios para aprimorar cada vez mais a vida dos remanescentes quilombolas. No encontro também foi citada as políticas públicas existentes em Contagem, idealização e formatação de projetos, entre outros assuntos.
De acordo com o superintendente Jorge dos Santos, existe - no estado de Minas Gerais - a federal mineira das comunidades remanescentes quilombolas. Dentro dessa federação foi criada uma rede por regionais. “A rede foi criada esse ano e já visitou várias comunidades quilombolas. Aqui, na região central da RMBH fazemos esses encontros com o intuito de dialogar com as comunidades quilombolas sobre suas necessidades e deficiências e para levantarmos propostas em todo o contexto de preservação dessas comunidades”, explicou.
Comunidade dos Arturos
Endereço: R. da Capelinha, 1 - Vera Cruz. Horário: Aberto 24 horas
Telefone: (31) 3204-2252