Em Contagem, estima-se que 33 mil pessoas tenham Diabetes. Visando ampliar o atendimento a esses usuários, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma ação arrojada no município. Desde o dia 10 de setembro, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Contagem, portadores de Diabetes, passaram a ter à disposição um ambulatório exclusivo para tratar feridas e machucados nas pernas e pés. O ambulatório funciona no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz (CCE), às terças e quintas-feiras.
O cirurgião cardiovascular, Bruno Christino Vieira, disse que o objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, evitar infecções generalizadas e até amputações de membros. “Feridas em pessoas com diabetes demoram mais para cicatrizarem devido a complicações cardiovasculares, que causam o bloqueio ou a diminuição da circulação sanguínea, e devido ao excesso de glicose, que pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico”, explicou.
Serão realizadas cerca de 60 consultas por mês. Os pacientes passarão por avaliações e poderão também ser encaminhados para outros profissionais especialistas. Os familiares também participarão das consultas para receber orientações de como cuidar dos pacientes. Cinco profissionais irão trabalhar no ambulatório (médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem). Para receber o tratamento no ambulatório, o paciente deve passar primeiro pela Unidade Básica de Saúde (UBS), onde receberá o encaminhamento.
O interessado deverá ir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para ser encaminhado para o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz (CCE).
Horário ambulatório:
Terça-feira : 7h às 11h
Quinta-feira: 13h às 18h