A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sede, no Centro de Contagem, oferece, semanalmente aos acompanhantes dos pacientes internados, conhecimentos e esclarecimentos sobre cuidados no tratamento da saúde. A atividade é realizada por meio do projeto Grupo de Orientação ao Acompanhante que acontece às quartas-feiras, na própria unidade.
“O nosso intuito é aproveitar o espaço e aproximarmos do acompanhante para que possamos dar algumas informações importantes que auxiliem no tratamento e reforcem sobre as regras e rotinas da unidade”, esclarece a gerente da UPA Sede, Neila Carvalho. Ela completa que presença de um acompanhante durante o período de internação do paciente é muito importante para a recuperação e com o Grupo é possível que o familiar se expresse sobre seu papel e tire dúvidas.
As orientações são feitas pela equipe de multiprofissionais da UPA. Entre os temas abordados estão: dietas dos pacientes; impactos da alimentação trazida de casa sem autorização e avaliação prévia da equipe de saúde; orientações nutricionais; horários de visitas; divulgação de grupos de assistência ao idoso na região; importância da pesquisa de satisfação; normas de higiene e controle de infecções hospitalares e demais demandas livres, oriundas do próprio grupo. "Achei legal essa interação do acompanhante com a equipe de saúde, pois podemos tirar dúvidas e obter informações," disse Telma Terezinha da Silva, participante da atividade.
A equipe multidisciplinar está empenhada nesta atividade, pois gera resultados no tratamento de quem está internado. “Além de ajudar na recuperação do paciente com os esclarecimentos dados, queremos que estes cuidadores possam também cuidar da sua própria saúde e que repassem o que aprenderam nos encontros”, destacou a equipe formada pela assistente social, Dalila Antunes, a enfermeira, Gabriela Lucien e a nutricionista, Natália Ávila.