Após espera de mais de 30 anos, os moradores do beco Ibaté, na Vila Pérola, regional Ressaca, finalmente podem contar com o asfaltamento e as consequentes melhorias que uma obra dessa natureza traz a quem vive ou precisa transitar na região.
Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Contagem iniciou a pavimentação do beco, por meio do programa “Obra na rua – É rápida, é sua”. A movimentação de operários chamou a atenção de muitas pessoas, que saíram de casa para conferir o início dos trabalhos.
[caption id="attachment_38011" align="aligncenter" width="700"] O asfalto vai acabar com a poeira e a lama que invadiam as casas[/caption]Feliz com a novidade, Evaldo Mariano Machado, que tem uma casa no beco Ibaté, destacou que a chegada do asfalto vai acabar com a angústia de mais de três décadas de espera por melhorias no cotidiano das pessoas. "Melhora tudo, fica muito melhor. A água de enxurrada entrava nas casas das pessoas. O barro invadia tudo. Estávamos há mais de 30 anos brigando pelo asfalto. Com a chegada dele até a segurança melhora, porque a polícia pode trabalhar melhor aqui", afirmou.
Em tom parecido, o comerciante Vander Valentim, dono da Padaria Paladar, disse que a cobertura asfáltica vai contribuir para o incremento das vendas no seu estabelecimento comercial. "A poeira castigava tudo aqui. A gente tinha que limpar de meia em meia hora. Acredito que vai melhorar o acesso das pessoas, vai melhorar as minhas vendas", declarou.
[caption id="attachment_38012" align="aligncenter" width="571"] Para Vander Valentim, obra representa incremento das vendas na padaria[/caption]Segundo Luiz Sávio, encarregado pela colocação do asfalto, a previsão é que as obras sejam concluídas no máximo até o início da semana que vem. Para o administrador Regional Ressaca, Rodrigo Geraldo Tomaz, a pavimentação do beco Ibaté, além de trazer bem-estar aos moradores, tem um apelo social. "São 300 metros, nos quais fizemos intervenções como abertura de drenagens e várias ligações de redes de esgotos, acabando com um problema de inundação que persistia há 38 anos. Essa obra tem um cunho 100% social por ter acabado com um grande esgoto a céu aberto', ressaltou.
Nos próximos dois anos, a Prefeitura executará uma série de intervenções pelo programa "Obra na rua – É rápida, é sua", incluindo saneamento, pavimentação, limpeza urbana, mobilidade e iluminação, feitas simultaneamente em todas as oito regionais da cidade. O objetivo é atender às reivindicações da população e oferecer mais qualidade de vida, dignidade, conforto e segurança.