Alunos do Instituto Eros Gustavo, de Contagem, estão retornando de Budapeste, na Hungria, onde participaram do Torneio The Mind Olympic. Na bagagem, trazem medalhas de ouro e bronze e boas colocações na competição. Eles embarcaram no sábado (8) e chegam na sexta-feira (14) à noite. Além de competir, eles fizeram uma viagem inesquecível, já que puderam conhecer um pouco de Budapeste, capital da Hungria, com população perto de 1,8 milhão de habitantes e considerada uma das mais belas cidades do mundo.
Os medalhistas de Contagem no torneio mundial são Emanuel de Paula Santos, com o ouro individual no jogo Octi; e Emanuela de Paula Santos (irmã gêmea de Emanuel) conquistou o bronze no jogo de Damas Olímpicas/Individual. Por equipes, tiveram boa performance e ficaram com a medalha de bronze, apenas por uma diferença de 2,5 pontos do primeiro lugar e com 0,5 ponto do segundo lugar, os alunos Nicole Corrêa Marques, de 11 anos; Letícia Vieira Miranda, de 12 anos, e os gêmeos Emanuel e Emanuela de Paula Santos. Esta é a primeira vez que meninas participam de um torneio internacional nesta modalidade de jogos.
Torcida e orgulho de Contagem
Esses alunos e outros medalhistas do torneio mundial de 2018 visitaram o prefeito Alex de Freitas na sexta-feira (7), na véspera da viagem à Hungria. Satisfeito pela visita, Alex de Freitas desejou boa sorte aos estudantes. “Em nome de Contagem, externo grande orgulho por vocês e pela escola, pois elevam o nome desta cidade no Brasil e internacionalmente”, disse o prefeito. Os alunos do Instituto Eros Gustavo também são tetracampeões de torneios nacionais e bicampeões no torneio mundial realizado na Turquia em 2018.
Na visita ao prefeito, os estudantes estavam em companhia de mestres, da diretora pedagógica e fundadora da escola, Aparecida Maria Boa Ventura (Tia Cida), e da responsável técnica pelos torneios e professora de Ciências, Tomezina F. da Fonseca, que acompanhou os alunos à Hungria.
Outro elogio aos 16 vencedores do recente Torneio Nacional Mente Inovadora, entre eles os que rumaram à Hungria, foi feito pela secretária de Educação de Contagem, Sueli Baliza, durante a visita à Prefeitura. A secretária desejou que os visitantes da Hungria “levassem em sua bagagem não só o conhecimento em jogos tecnológicos, mas também a nossa cultura brasileira e que trouxessem as vivências e cultura da Hungria”.
O Instituto Eros Gustavo, pioneiro no Brasil em participação de torneios internacionais nesta modalidade de jogos, se localiza na região limítrofe de Contagem com Betim, no bairro São Caetano, e atende aos ensinos fundamental e médio. Em seu interior, há uma jogoteca com cerca de 90 tipos de jogos de conceito de novas tecnologias e sua influência positiva em crianças com variadas aptidões. Os jogos são utilizados na aula extracurricular com o Programa Mente Inovadora, ministrada uma vez por semana a alunos do 2º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O torneio internacional é realizado pela empresa Mind Lab/Brasil, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, que mantém parceria com escolas no mundo inteiro, públicas ou privadas, desenvolvendo o programa Mente Inovadora baseado em metodologia por meio de jogos que colaboram na preparação do estudante para a vida, estimula o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais.