Servidores da Rede Municipal de Educação, os artistas plásticos Ivanildo Leite (Hyvall) e Olister Barbosa representam a cidade de Contagem, por meio de mostras e exposições coletivas, em Belo Horizonte, durante os meses de maio e junho. Os artistas, lotados na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, apresentam diferentes conceitos artísticos produzidos em múltiplas técnicas e temáticas variáveis.
Exposição 3EM1 – Hyvall
Professor em Contagem desde 1994, Hyvall é bacharel em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com licenciatura plena em artes pela referida universidade, e pós-graduado em Ensino das Artes Visuais. Iniciou sua trajetória na cultura do município em 2009 como ilustrador do kit escolar e publicações diversas. Em 2017, recebeu o título de Embaixador pela Academia Francesa de Letras (Divine Académie Française des Lettres Arts et Culture). Passou a compor a equipe de artes plásticas do Centro Cultural de Contagem e atualmente atua na Coordenadoria de Políticas de Memória e Patrimônio, responsável pelas propostas pedagógicas do programa “Por Dentro da História”.
Nesta exposição, o artista apresenta três séries que desenvolveu ao longo da carreira: “Flexas – Flechas Flexível; Objetos Biográficos, e Olhar de Mãe”. Trabalhos que demonstram todas as influências sintetizadas depois de percorrer um caminho de experimentações. O barroco está representado por ícones estilizados, mesclados ao fauvismo em razão do uso das cores fortes e intensas, característica marcante em seu trabalho. São vermelhos, azuis, amarelos quase puros, atrelados a selos encontrados nas gravuras japonesas. Expressionista, por uma pintura de movimentos vigorosos expressos em temas variados como natureza morta, figura humana, abstração geométrica e ainda em alguns retratos. Séries construídas com a inserção de detalhes com requinte e esmero, reinterpreta tudo conforme sua própria percepção, imprimindo assim sua assinatura.
A exposição ocorre no Contos Bar e Restaurante, rua Francisco Deslandes, 446, bairro Anchieta, até o dia 2 de junho. O espaço tem uma trajetória de incentivo e apoio às mais diversas manifestações culturais.
Exposição Libertas Coletivo de Artes 56x70x70 – Olister Barbosa
Olister Barbosa nasceu em Belo Horizonte, graduado em Desenho e Plástica pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em 2002, atua como artista plástico, designer e arte-educador. Professor de Artes da rede municipal de Contagem desde 2009, tem sua temática de trabalho focada nos símbolos e signos da vida urbana, incorporados de elementos indígenas. Suas obras apresentam influência do mundo dos quadrinhos e de movimentos como a Pop Art. Através das técnicas da pintura, desenho, colagem, grafite e gravura digital, cria trabalhos que buscam questionar e instigar à reflexão de coisas simples e sutis. Desde 2010, junto ao artista Fernando Perdigão, coordena e faz a curadoria do Projeto Tudoaver, realizando exposições de arte na cidade de Contagem.
O evento, parte do BH Design Festival, sob a direção Renato Tomasi, reúne trabalhos produzidos em múltiplas técnicas e com diferentes temas. A exposição pretende colocar em evidência a arte de 56 membros do Libertas Coletivo de Artes, apresentando trabalhos produzidos no formato 70x70 cm, e algumas obras tridimensionais, com dimensões variadas. O formato quadrado foi proposto aos artistas para quebrar o efeito de ilusão que os formatos de paisagem e retrato tradicionalmente causam e retirar expectativas canônicas do mundo das artes, buscando um diálogo com a cultura visual contemporânea, muito influenciada pelas novas mídias. O coletivo, criado em 2019, reúne mais de 100 artistas de diferentes linguagens que produzem Artes em Minas Gerais e no Brasil, por meio de uma rede colaborativa vibrante. Com estilos e temáticas diversificadas, esse grupo defende a liberdade de criação e expressão, levando a arte para além das fronteiras geográficas e conceituais.
Os trabalhos ficam em exposição no período de 28 de maio a 8 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18hs, e aos sábados, das 10h às 14h, na Gilda Queiroz Galeria de Arte, na rua Viçosa 229, bairro São Pedro, em Belo Horizonte. A exposição tem a curadoria de Rafael Abreu, Lucilene Bredoff, Celina Lage, Marcos Esteves, Olister Barbosa, Simone von Rondon e Du Flausino.
Informações: (31) 3223-4528 / 98810-8260