A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta quarta-feira (10), com público-alvo de cerca de 60 milhões de pessoas e meta de atingir 90% dos grupos prioritários. Em Contagem, a estimativa é atingir um público de 165.570 pessoas. A campanha foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando se iniciava na segunda quinzena de abril.
Mais uma vez, a Prefeitura de Contagem se empenha para atingir a cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério as Saúde, que é de 90% do público-alvo. Segundo a diretora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Eliza, cerca de 50 Unidades de Saúde, nas oito regionais, estão preparadas para atender a população. “Além disso, no dia 4 de maio (sábado), será promovido o “Dia D”, para atender a demanda da vacina”, observa Fernanda Eliza.
Segundo a gerente da Unidade Básica de Saúde Novo Eldorado/Santa Cruz, Ana Moreira da Cruz, a procura pela vacina no primeiro dia de campanha foi grande. Cerca de 100 pessoas foram imunizadas na UBS. “O horário de atendimento nas salas de vacinação é de 7h30 às 16h30. Quem for se vacinar deve trazer o cartão de vacina e um documento com foto”, avisa.
Além das pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores, os povos indígenas, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, os presos e os funcionários do sistema prisional.
Saiba Mais
A gripe é uma infecção viral que afeta especialmente as vias aéreas e o pulmão. Para contrai-la, basta entrar em contato com secreções de pessoas infectadas. Após um espirro ou um beijo, o vírus Influenza se adere às células do aparelho respiratório do novo hospedeiro e passa a se multiplicar em alta velocidade.