A equipe de mobilização social da Subsecretaria Municipal de Limpeza Urbana é composta por técnicos da área ambiental, que levam informações importantes aos moradores sobre o descarte irregular de lixo. Nesta semana, moradores do bairro Arvoredo II, localizado na Regional Ressaca, estão recebendo as orientações para destinar corretamente os resíduos.
Segundo o diretor de Limpeza Urbana, Nelson Batista, há pontos de descarte irregular de resíduos no bairro Arvoredo II, esses pontos tornam focos de proliferação de doenças, mau cheiro e sujeira. “Os famosos pontos de 'bota-fora' causam transtorno para todos, por isso existem na cidade 29 ecopontos que recebem gratuitamente pequenos entulhos de construção civil e sucatas de materiais (mobiliário e madeiras)”, destaca.
Os materiais recolhidos nos ecopontos são encaminhados ao aterro sanitário. De acordo com a gerente de Mobilização Social, Thamires Diogo Ferreira, durante toda a gestão, a equipe de mobilização estará empenhada em levar conhecimento aos moradores de Contagem. “É fundamental que a campanha de conscientização percorra todos os bairros da cidade. Além do trabalho feito de porta em porta, fazemos também visitas frequentes a escolas e participamos de blitz educativa. A interação entre o governo e a população é fundamental para obtermos resultados positivos”, enfatiza.
Os mobilizadores conversam com os moradores a respeito do canal de comunicação da limpeza urbana (0800 283 1225), pelo qual o cidadão entra em contato e solicita os serviços de manutenção e limpeza (capina, varrição, recolhimento de animais mortos, tapa-buraco, limpeza de boca de lobo). Além disso, informam também os horários e dias de coleta de lixo, bem como da importância em colocar esse lixo na rua nos dias e horários certos.