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MAR
21
21 MAR 2019
TRANSCON
Transcon finaliza instalação de GPS nos ônibus das linhas municipais
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A instalação de aparelhos do Sistema de Posicionamento Global (GPS) em todos os 307 ônibus do transporte coletivo municipal de Contagem foi concluída. É o primeiro passo para o funcionamento do aplicativo para telefones celulares e web com informações sobre itinerários, previsões de horários e o monitoramento em tempo real das linhas gerenciadas pela Autarquia Municipal de Trânsito de Transportes (Transcon). Esses benefícios para os passageiros foram exigidos das empresas pela Prefeitura como contrapartida para o reajuste da tarifa no início de janeiro.

Otimizar a operação e a eficiência do sistema municipal de transporte coletivo é uma das prioridades da Prefeitura de Contagem. As melhorias trarão mais conforto, qualidade e segurança para os usuários. Como todo software necessita de diversas informações e especificações técnicas de hardware para funcionar, o aplicativo precisa de um banco de dados com todas as informações das linhas e dos ônibus municipais. Por isso, após a conclusão da instalação do GPS, os equipamentos entrarão na fase de teste, de aproximadamente 30 dias, antes da disponibilização do aplicativo aos passageiros.

Segundo o presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, a instalação do sistema GPS possibilitou a criação da base de dados que alimentará o aplicativo do transporte coletivo municipal de Contagem. “A Central finalizou a implantação do GPS nos nossos ônibus e ao mesmo tempo atualizando todas as informações no software de Controle de Frota de Contagem (CDC). Todos os 307 veículos já estão na plataforma. Além disso, o cadastro de itinerário das linhas nesse sistema está acontecendo conforme planejado e logo teremos nosso banco de dados que sustentará o aplicativo”, afirmou.

Gustavo Peixoto explicou que o aparelho também vai facilitar a fiscalização nas linhas. “Esse serviço é uma solução que vai automatizar o processo de fiscalização do cumprimento do quadro de horário e itinerário. Com o GPS conseguiremos monitorar todo o trajeto do ônibus em tempo real. Sendo assim, caso a empresa não cumpra com os horários e rotas determinadas, serão autuadas, conforme prevê a legislação. Além disso, estamos mapeando todos os pontos de embarque e desembarque de passageiros da cidade. Com isso, teremos agilidade para atender as solicitações dos usuários. Já no aplicativo, essa informação será essencial para apontar em qual linha embarcar, o local que o veículo está e onde desembarcar. Até o momento, a equipe da Central de Monitoramento já mapeou mais de 1.800 pontos e embarque e desembarque”.

Tecnologia O equipamento instalado pela Transcon nos coletivos consiste em um pequeno aparelho de GPS que fica conectado ao sistema elétrico do ônibus. Essa tecnologia já é muito utilizada em automóveis de passeio, celulares e outros produtos eletrônicos e é essencial para o funcionamento de aplicativos que buscam informar geoposicionamento em tempo real.

Em Contagem, todos os aparelhos introduzidos nos ônibus utilizam duas operadoras de internet móvel devido à preocupação com áreas que não contam com boa conexão ou possíveis quedas de sinal de uma delas. Desse modo, a Central de Monitoramento não perderá o posicionamento do veículo. Os aparelhos contam também com teclado fixo embutido. Caso o motorista necessite, poderá entrar em contato com a Transcon ou com a empresa concessionária.

Em fevereiro, a Transcon fez um treinamento com os funcionários das garagens das empresas para apresentar e orientar sobre a utilização do equipamento. De acordo com a Autarquia, novos encontros serão marcados de acordo com as demandas e ajustes operacionais.

Gerenciamento A Central de Monitoramento da Transcon é o setor responsável pelo gerenciamento de operação das linhas municipais. É responsável também por fiscalizar o cumprimento dos quadros de horários, itinerários e registrar as solicitações de passageiros. Qualquer usuário do transporte coletivo de Contagem que deseja reclamar, elogiar ou sugerir algo deve entrar em contato com a Central pelo telefone 118 (opção 2 e em seguida opção 1.

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