Na última quinta-feira (14/3), foi realizada, na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), uma reunião que contou com a participação de cerca de 25 protetores de animais, colaboradores e ONGs a fim de discutir as diretrizes, alinhamentos e políticas a serem tomadas para a questão do bem-estar animal no município de Contagem.
Realizadas desde 2018, as reuniões, que acontecem mensalmente, visam discutir situações como agendamento, problemas com os animais que são capturados e encaminhados pelo Corpo de Bombeiros e filhotes abandonados perto da unidade. As políticas do município sobre a guarda e o bem-estar desses animais também são temas recorrentes dos encontros.
Durante todo o ano de 2018, foram realizadas várias feiras de adoção, que contaram com o apoio da Câmara Municipal de Contagem. Nos eventos da Ouvidoria Cidadã, a UVZ leva animais não só dela, mas de parceiros para adoção e eles próprios já possuem frentes de trabalhos em shoppings ou eventos onde é promovida adoção desses animais. O diretor da UVZ, José Renato Rezende Costa, diz que a expectativa para esse ano é que juntos, consigam pelo menos uma vez por mês, executar feiras de adoção, juntamente com outros órgãos do município que apoiam a causa animal.
Hoje, a UVZ conta com mais de 50 protetores, voluntários, ONGs que ajudam na captura de animais que são cadastrados e direcionados para adoção. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem agindo para o que o programa de guarda responsável seja executado em sua plenitude com a educação e mobilização social trabalhando em parceria. Ao longo do ano passado foram realizadas um total de 3.468 castrações. O resultado destas ações com certeza são medidos a longo prazo e à medida que os movimentos aumentam o programa de guarda responsável poderá ser ampliado no Município.
Quem tiver interesse em participar do programa e saber mais informações deve ligar no telefone da Unidade (3361-7703) e falar com Camila, responsável pelo cadastramento de parceiros.
Repórter Camila Gonçalves sob supervisão de Marco Antônio Astoni