Por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Educação, 50 idosos de Contagem passaram a frequentar neste ano as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Espaços Bem Viver Mário Covas, localizado no bairro Central Parque, e Luís Palhares, em Nova Contagem. O número de alunos da terceira idade dobrou depois que as duas instituições, que já ofereciam a 25 pessoas o 1º Segmento do EJA (séries iniciais do ensino fundamental), passaram a oferecer o 2º Segmento (séries finais do ensino fundamental).
O objetivo da ampliação das turmas é dar a mais idosos a oportunidade de concluir o ensino fundamental. “Estou muito feliz e acho que os alunos também estão gostando. Vamos sempre para frente, porque o conhecimento não tem idade”, comemora o professor do 2º Segmento do EJA, Glênio Vieira.
Satisfação compartilhada com a professora Marília Jardim de Souza, do 1º Seguimento. “Gostaria de agradecer a oportunidade de trabalhar em um Espaço tão bacana como o Mário Covas. É muito importante promover a perspectiva da alfabetização do idoso”, afirma.
Marlene Madureira, de 69 anos, adorou o primeiro dia de aula no 2º Segmento, da mesma forma que José Francisco, de 73, do 1º Segmento. “Estamos começando bem e vamos sempre procurar melhorar. Aprendizagem nunca é demais”.