Foi bastante prestigiada a solenidade de transmissão de cargo e a posse do novo comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (2ª RPM/MG). O novo comandante é o coronel Eduardo Felisberto Alves, que substitui o coronel Mauro Lúcio Alves, que foi para o Quadro da Reserva. A 2ª RPM/MG é responsável pela coordenação da segurança pública em Contagem e mais 17 cidades, num território de 4.368 km2, com uma população de 1,9 milhão de habitantes.
O evento foi presidido pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Gomes da Silva, e ocorreu no auditório da PUC/Contagem, no dia 15, com a presença de autoridades militares da ativa, da reserva, prefeitos, representantes da Polícia Civil, Ministério Público e de entidades diversas.
Ao representar o prefeito Alex de Freitas, o secretário de Defesa Social de Contagem, Décio Camargos, deu boas-vindas ao novo comandante, coronel Eduardo Alves. Falou que o ex-comandante Mauro Lúcio deixa um grande legado numa região que teve a redução da criminalidade em 2017 e 2018. "Em nome do município, desejo boa sorte, colocando-nos abertos a constante parceria com os órgãos de defesa municipais, Guarda Civil, Defesa Civil, Transcon”, disse Décio Camargos. Segundo o secretário, a Prefeitura vai contribuir na parceria com a PMMG, custeando o aluguel de quatro Bases Móveis e duas motos. Disse que em breve serão anunciados os locais e instaladas essas bases.
Após cumprimentar a todos, o coronel Giovanne citou a frase em cartaz divulgado com mensagem da PMMG, “Cultivando valores para melhor proteger você”, e disse que esses valores são retirados da missão do policial de atuar com moral, honra e dignidade. Disse que o estado de Minas Gerais está passando por anos desafiadores devido às condições financeiras precárias. “E essa situação não é fake, é fato. E apesar das adversidades, a PM estará presente para cumprir a nossa missão. Tudo isto vai passar. E o que não pode passar é o que nós construímos nestes 243 anos da PM. Que digam a todos os policiais: sou comandante deste barco e estou nele”, afirmou o coronel Giovanne, agradecendo aos órgãos, entidades e prefeitos presentes.
“Responsabilidade em substituir”
Em seu discurso de posse, o coronel Eduardo Alves disse que a região que vai comandar tem um grande peso geográfico, de PIB, e que ali há uma grande tropa. “Vou honrar a responsabilidade de substituir um militar de grande vulto como o coronel Mauro”, disse.
O coronel Eduardo falou das vertentes com as quais quer conduzir o seu comando: o controle e redução de crimes, principalmente os violentos; dotar a tropa de incremento e tática, estreitar as relações com o Ministério Público de forma a retirar de circulação aqueles criminosos recorrentes; atuar na prevenção criminal e aproximar o comando e tropa (o que já estava sendo feito com o coronel Mauro) e dividir a responsabilidade com cada comandante de Batalhão e com cada policial.
Ele agradeceu a confiança do comando-geral da PM nele depositada e aos colegas de 1995 presentes à solenidade e bateu continência para os veteranos. Também agradeceu a parceria com as guardas municipais, prefeituras e associações e ao apoio da sua família, avó e pai (militares falecidos), irmã, mãe, esposa Gilmara e filho.
Já o coronel Mauro Lúcio Alves, que serviu à PMMG por 30 anos, agradeceu a colegas e às colaborações que teve no 18º Batalhão de Polícia Militar de Contagem, em que atuou. Disse que, na 2ª Região, constatou mais ainda a importância da parceria com a sociedade civil para obter um bom trabalho e que descobriu a lealdade com o ‘saudoso’ capitão Albert. “Encerro a missão da ativa com a certeza de que a 2ª RPM estará em boas mãos”.
Segundo o Coronel Mauro Lúcio Alves, a 2ª RPM conseguiu em 2017 uma redução de quase 28% no índice do total de crimes e homicídios e mais de 31% em 2018, salientando que esses bons resultados não apareciam desde 2016. Ele recebeu da esposa Ádria Cristina e das duas filhas a insígnia representativa do seu comando e uma placa comemorativa pela sua atuação na 2ª RPM, em nome da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, presidida pelo coronel Ailton Cirilo da Silva.
Presenciaram a transmissão de cargo e posse no novo comando da 2ª RPM o titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Contagem, juiz Wagner Cavalieri; o desembargador do Tribunal de Justiça Militar, coronel James Ferreira Santos; o diretor do Fórum Dr. Pedro Aleixo, juiz Artur Bernardes Lopes; o chefe do 2º Departamento de Polícia Civil, sediado em Contagem, delegado Rodrigo Bustamante; o presidente da Ceasa, Guilherme Caldeira Brant, dentre outras autoridades civis e militares.