Para humanizar o espaço e oferecer à população um ambiente mais agradável, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, desenvolveu um projeto de paisagismo no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), localizado no bairro Europa, na Regional Sede.
O projeto é feito por meio de uma compensação ambiental, que é um mecanismo que tem o intuito de contrabalançar os impactos ambientais onde existe algum tipo de degradação ambiental por implantação de empreendimentos.
Na entrada as plantas escolhidas têm a cor da bandeira da cidade. No local, também foram plantadas Camarás, Camarão Vermelho, Grama Amendoin, Trapoeraba, Dracena Vermelha, e algumas frutíferas tais como jabuticabas, romãs, acerolas, goiaba e amora. As plantas escolhidas têm floração em épocas distintas, para que durante quase todo ano exista cor e beleza. O engenheiro agrônomo, Renato Mafra, explica que as espécies escolhidas demandam baixo custo de manutenção e que alguma delas ainda perfumam o ambiente.
O engenheiro alerta também que a colaboração do cidadão é fundamental. “Pedimos aos usuários e funcionários que nos ajudem a cuidar do ambiente, para que esse equipamento de saúde se mantenha bonito, limpo e bem cuidado, por isso precisamos do apoio de todos. São medidas simples que contribuem para o zelo do ambiente. Esse projeto foi elaborado para oferecer conforto e proporcionar uma sensação de bem-estar aos que buscam atendimento no CER IV”, ressalta.
A gestora geral de Saúde, Daniela Teodoro, aponta os benefícios do projeto paisagístico, “trabalhar em um ambiente limpo e com um visual agradável e bonito é estimulante não só para os funcionários, mas principalmente para os pacientes. O paisagismo aqui é elogiado pelos usuários e tem um papel importante, por influênciar positivamente na habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, e fazer com que a pessoa queira dar continuidade no tratamento. A beleza e as cores também mexem com o emocional das pessoas que passam por aqui”, conclui.