Nessa sexta-feira (21), é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O dia é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social. Contagem realizou ao longo dessa semana diversas ações em comemoração a data. Entre elas, um ano de sucesso do Programa “Mover – Movimento em favor da vida”.
Aureliano Moisés da Silva, morador do bairro Fonte Grande, região Sede, foi um dos beneficiados com o programa. Há sete anos a vida dele mudou e passou a precisar de uma cadeira de rodas. Porém, sua vontade de viver e seu sorriso no rosto o deixaram mais forte. Em 2017, precisava de uma nova cadeira, foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS), próxima a sua casa e solicitou o equipamento.
Para sua grata surpresa e de sua esposa, Aureliano recebeu uma ligação do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz (CCE), informando que ele receberia uma cadeira de rodas motorizada. “Estou muito feliz, devido a envergadura que tenho nas costas, a cadeira de rodas ‘comum’ não me dava estabilidade”, ressaltou Aureliano.
A independência foi outro destaque que ele fez. Após a cadeira motorizada, Aureliano já se deslocou tanto por Contagem que precisou trocar os pneus. “Estou totalmente independente, vou ao Eldorado com muita frequência agora, faço as compras da casa”. Para facilitar as compras, ele adaptou outra cadeira de rodas e criou uma ‘carretinha’ que acopla em sua cadeira motorizada.
A esposa de Aureliano, também, comemora o novo equipamento. Silvana Sônia Nogueira destaca que sentia dores no corpo ao empurrar a cadeira antiga, devido aos morros da região que mora. “Nossa vida mudou 100%”, afirma a esposa.
Programa Mover
O programa criado em 2017, pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visa zerar a fila de usuários que são beneficiados com uma cadeira de rodas motorizada.
Na oportunidade foram entregues 58 cadeiras, já em 2018, o número chegou a 70. O investimento da Prefeitura de Contagem é de cerca de R$ 600 mil. No total, 128 usuários foram beneficiados.
Os beneficiados pelas cadeiras motorizadas receberam diagnóstico ou fazem no CCE Iria Diniz tratamento de lesão medular, paraplegia (perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores), tetraparesia (perda parcial da motricidade nos quatro membros) e distrofia muscular.