Tem uma frase que muitos usam por aí, “a minha vida dava um livro”. Sem exagero nenhum, a vida de Antônio Teodoro realmente dava um livro. Antônio cresceu um distrito próximo ao município de Biquinhas, a 273 km de Belo Horizonte. Pais analfabetos, ele só a aprendeu a ler com 10 anos, em uma escola comunitária criada por um farmacêutico da cidade. Detalhe, ele andava 16 km diariamente, entre ida e volta, para estudar.
Uma infância difícil não o tirou do caminho de seguir o sonho de ser médico e atualmente ele é referência no Centro de Consultas Especializadas do Ressaca (CCE). Mas, de Biquinhas até a medicina ainda teve um longo percurso. De Biquinhas, Antônio foi para Abaeté, depois Belo Horizonte, trabalhou como faxineiro, se tornou soldado do Corpo de Bombeiros. “Quando eu era criança, adorava cuidar das pessoas e animais, a medicina então estava me chamando”, disse Antônio Teodoro.
E a medicina realmente o chamou, o então soldado Antônio, resolveu fazer um cursinho para tentar vestibular. Ao entrar na sala, se deparou com uma mulher linda. Sentou ao lado dela e fez amizade, ela era nada menos que Hilma Terezinha Nascimento, a Miss Minas Gerais 1972. “Um rapaz se aproximou de mim porque queria conhecer a Hilma, nos tornamos amigos e ele me convenceu a fazer medicina em Montes Claros”, ressaltou Antônio.
A amizade rendeu frutos, ele saiu de Belo Horizonte e foi morar em Montes Claros. Antônio Teodoro foi o primeiro militar a se formar em medicina no Estado. Formado, trabalhou durante um tempo no Odete Valadares, depois Rede Sarah Kubitschek. Em 1993, chegou a Contagem. Já no ano 2000 implementou o tratamento que se tornou referência na Ginecologia, no município.
Desde 2014, Antônio atua como Colposcopista no Centro de Consultas Especializadas do Ressaca (CCE). Ele realiza semanalmente cerca de 15 exames de colposcopia, que é uma técnica diagnóstica médica para avaliar o colo do útero, e os tecidos da vagina e vulva.
O doutor atleta Além da medicina, Antônio tem outra paixão: a corrida. Aos 53 anos, Antônio comemorou o aniversário correndo 53 km. Atualmente, aos 70 anos, trabalha no Centro de Consultas do Ressaca, ele vai e volta correndo de casa. Morador do bairro Santa Inês, Belo Horizonte, são cerca de 20 km de casa ao trabalho. Essa corrida de casa para o trabalho, e trabalho pra casa é realizada três vezes por semana.
Além disso, Antônio Teodoro é pai de três filhos, avô de sete netos. Sua história encanta a todos do CCE Ressaca, mas o carinho e a dedicação com as pacientes, o torna um dos médicos mais queridos e respeitados de Contagem.