A Associação Crescer, sob presidência do Padre Felipe e sua equipe, em parceria com o programa Vida Saudável da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, e outras instituições da comunidade, promoveram no último sábado (14), uma bela festa Junina que levou muita diversão aos moradores do bairro Darcy Ribeiro e região.
Além das tradicionais comidas típicas, a comunidade prestigiou apresentações de dança, como a tradicional quadrilha, se divertiu com o bingo, jogos e brincadeiras para a criançada. Quem estava querendo renovar o guarda-roupa também teve a oportunidade de comprar peças por um preço muito acessível no bazar organizado pelos idosos do Programa Vida Saudável. Os idosos também tiveram participação na organização dos outros setores da festa.
Anna dos Santos Costa, de 69 anos e moradora do bairro Icaivera, falou da satisfação de participar do grupo. “Desde que comecei a participar do programa me sinto em companhia. A gente se torna uma família. Tudo é bom demais”, afirmou a aposentada. O marido de Anna, o senhor João Alaíde, 65 anos, também participa do Programa e aprova. “Acho que deveria ter em outros municípios, pois em Contagem tem muita coisa e é muito bom”, afirma.
De acordo com a coordenadora-geral do programa Vida Saudável, Érica Carmo, as ações promovidas pelo programa trabalham diversos eixos. “O programa tem em suas diretrizes o protagonismo, a auto-organização que possibilita o empoderamento dos idosos por meio das oficinas e eventos ofertados, além dos benefícios diretos na saúde, que trabalha o convívio social e a autoestima”.
Este tipo de evento, focado na comunidade e nos beneficiários do programa Vida Saudável, ocorre a cada três meses aproximadamente. Grécia Martins, coordenadora do subnúcleo (Associação Crescer) e do núcleo do Icaivera, falou da importância do programa. “Ele trouxe muitos benefícios, porque os idosos estavam muito sedentários dentro de casa. Alguns chegavam a tomar até medicamentos para depressão e para dormir. Eles ficam nessa expectativa de ter muita festa e eventos para participarem, porque antes não tinha nada para eles”, enfatizou Grécia.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estavam no local para dar maior segurança da população.