Pela primeira vez a cidade de Contagem será sede da segunda edição do Campeonato Batalha de Cheerleading - nome em inglês que define a prática de animar torcida. O objetivo do campeonato é fomentar o desenvolvimento e crescimento das equipes de cheerleading existentes em Minas Gerais, além de possibilitar a troca de conhecimento entre elas. O evento acontecerá nesse sábado (16), no Ginásio Califórnia, localizado na Avenida Francisco Firmo de Matos, 3, bairro Eldorado. A entrada será de 1 quilo de alimento não perecível ou um agasalho.
Ao todo, oito equipes oriundas das cidades de Belo Horizonte, Governador Valadares Juiz de Fora e Viçosa participarão do evento. As apresentações de cheerleading misturam elementos de ginástica, acrobacias, saltos, dança e stunts (componente característico do esporte). As atividades seguem as regras do sistema internacional de pontuação Varsity e o regulamento do campeonato.
O cheerleading é um esporte que surgiu em 1880 na cidade de Princeton (EUA), e aos poucos foi difundido para outros países. Em 2008, oficialmente, a modalidade esportiva foi introduzida no Brasil pela Comissão Paulista de Cheerleading. Atualmente, a representante oficial do esporte no país é a União Brasileira de Cheerleading (UBC), afiliada à International Cheer Union (ICU). Em dezembro de 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu a modalidade que está próxima de se tornar um esporte olímpico.
A capitã do time Panters All Star Cheerleading fundado em 2015, Andrezza Martins, disse que as expectativas são as melhores possíveis. “O esporte é novo no Brasil e tem crescido muito, principalmente aqui em Minas Gerias. O campeonato vai ser bem legal e o público presente vai se divertir bastante. Estão todos convidados”, relatou.
Serviço Campeonato Batalha de Cheerleading Local: Ginásio Califórnia - Avenida Francisco Firmo de Matos, 3, bairro Eldorado Data: 16/6 (sábado) Hora: de 9h às 19h30