No domingo (26/10), das 9h às 20h, a praça da Glória, no Eldorado, será o ponto de encontro da arte urbana em Contagem. O Festival NuBeco marca a entrega oficial do maior circuito de arte urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), uma iniciativa que transformou becos e vielas em verdadeiras galerias a céu aberto, somando 1.600 m² de murais inéditos.
Realizado pela Move Cultura, com o apoio da Prefeitura de Contagem, Ministério da Cultura e da Akan Produtora Cultural, o evento terá entrada gratuita e reunirá música, graffiti, dança, capoeira e exposição de artes visuais, valorizando a cultura de rua e a potência criativa das periferias.
Durante o festival, o beco da rua dos Ingás (entre os números 417 e 435) se tornará um grande ateliê coletivo. Vinte artistas irão criar, ao vivo, um mural de 600 m² com o tema “A Cidade que Queremos”, refletindo sobre os territórios urbanos, o pertencimento e a força transformadora da arte. Entre os nomes confirmados estão os artistas Vespa (SP), Adm (SP), Soneka (DF) e Guga Baygon (PE).
A programação musical celebra a diversidade da cultura urbana: DJ Will abre o palco às 10h, seguido pela Abadá Capoeira (11h), Comunidade do Soul (13h), Samba do Preto Fi (15h), Miss Black (18h) e o duo X Sem Peita (19h), encerrando o festival com a força e poesia do rap mineiro.
O artista Guilherme Maizena apresentará a exposição “Hip Hop: 50 anos de estilo”, com 15 telas inéditas em tinta acrílica e spray, retratando a moda urbana como símbolo de identidade e resistência cultural.
Para o diretor executivo da Move Cultura, Rafael Aquino, o evento representa o ponto alto de um processo de transformação social por meio da arte.
“O NuBeco transforma a paisagem, mas, sobretudo,
ressignifica o olhar sobre os espaços e as pessoas.
É um projeto que nasce da comunidade e volta para ela
em forma de arte, pertencimento e afeto”.
Rafael Aquino, diretor executivo da Move Cultura
Com curadoria de Alberto Tadeu (Tot), a edição 2025 do NuBeco contemplou quatro becos do entorno da praça da Glória, com murais sobre os temas “Biomas do Brasil”, “Água é Vida”, “Clima e Futuro” e “A Cidade que Queremos”. “É uma entrega inédita em Contagem, um evento que soma para a cidade, valoriza os artistas e desmistifica os olhares negativos sobre os becos. Estamos construindo arte, identidade e pertencimento”, destacou Tot.