Rua Rio Comprido, nº4655 Bairro: Bernardo Monteiro - Contagem - MG. CEP:32010-025
Prezadas Professoras e Diretoras e Prezados Professores e Diretores,
É com imenso prazer que informamos que as visitas guiadas com alunos são uma parte valiosa de nossa missão educativa nos parques. No entanto, gostaríamos de lembrar que, para garantir uma experiência educacional eficaz e enriquecedora, há algumas diretrizes que devemos seguir.
Ênfase na Educação Ambiental: Nosso objetivo é proporcionar uma experiência educativa que vá além da mera observação da natureza. Para isso, é fundamental que os grupos sejam menores, permitindo que o educador ambiental possa realizar uma abordagem mais individualizada e aprofundada sobre as questões socioambientais durante o percurso da trilha.
Limite de Participantes por Visita/Trilha: Para proporcionar uma experiência mais individualizada e garantir que a educação ambiental seja eficaz, permitimos no máximo 40 estudantes por visita/trilha. Isso nos permite manter um ambiente propício para a aprendizagem e facilita a interação entre os educadores ambientais e os estudantes.
Este canal de atendimento é EXCLUSIVO PARA GRUPOS (Escolas, Cras, Creas e Grupos organizados).
1 (uma) inscrição corresponde a reserva da data para grupos de até 40 participantes.
Cada escola pode reservar, NO MÁXIMO, 3 (três)visitas por mês/parque.
IMPORTANTE: Em caso de agendamentos para a realização de eventos (festas da família, formaturas, campeonatos esportivos, festivais, fotos comemorativas, dentre outros) sua solicitação deve ser realizada acessando: https://portal.contagem.mg.gov.br/solicitacao-de-eventos-em-parques .
Agradecemos antecipadamente pela compreensão e colaboração. Estamos ansiosos para receber seus estudantes e professores em nossos parques, onde juntos podemos cultivar uma consciência e sensibilização ambiental verdadeiramente autônoma e transformadora.
Atenciosamente,
Diretoria de Educação Ambiental
Diretoria de Parques de Contagem
Gerência de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Após mais de uma década de fechamento, o Parque Fernão Dias reabriu suas portas em 2021, permitindo que a população desfrute de suas instalações de terça a domingo, das 8h às 16h. Durante a primeira fase de reabertura, foram realizadas diversas melhorias na unidade de conservação. Isso incluiu uma limpeza geral com capina e roçada, demolição de estruturas condenadas, cercamento da área de 98 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA).
Localizada entre Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a APA Parque Estadual Fernão Dias abrange uma área de 98,54 hectare.
Esta área de preservação, criada pela Lei Estadual 22.428/2016, está situada no Vetor Oeste da RMBH e representa um importante potencial para o contexto local e metropolitano, devido à sua extensão significativa de área verde próxima a centros urbanos e industriais de destaque no estado.
Dentro da unidade de conservação, foram identificados quatro cursos d'água. Entre as espécies da flora presentes no local, destacam-se o Ipê Amarelo, símbolo do Brasil, e o Jacarandá da Bahia, uma espécie ameaçada de extinção. Além disso, é possível avistar diversas espécies da fauna, como as aves Anambé Branca do Rabo Preto, o Gavião Caboclo e o Cuitelo, este último também ameaçado de extinção.