A VESAT consiste em um conjunto de ações que buscam o conhecimento e a detecção de mudanças nos determinantes de saúde nos ambientes e processos de trabalho, para recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde da população trabalhadora. Atua por meio da identificação, investigação, monitoramento e notificação de casos suspeitos de doenças e agravos relacionados ao trabalho no SINAN; investigação de óbitos com suspeita de relação com o trabalho; e desenvolvimento de ações preventivas e de promoção à saúde dos trabalhadores (palestras e capacitações).
A VAPT é desenvolvida por meio de análises documentais, entrevistas com trabalhadores e observação de ambientes e processos de trabalho, para identificar possíveis impactos e riscos à saúde e inadequações do ambiente. Seu objetivo é gerar intervenções que reduzam os riscos à saúde dos trabalhadores.
As principais ações realizadas são: inspeções sanitárias para mapeamento de riscos ocupacionais, investigações de acidentes de trabalho e inspeções para subsidiar o estabelecimento da relação entre doenças/agravos e o trabalho. As ações consideram as Normas Regulamentadoras (complementares ao Capítulo V, do Título II da CLT) e o Código Sanitário do Município de Contagem.
As ações são definidas a partir de análises técnicas da equipe de Vigilância, por solicitação do CEREST e da Rede de Atenção à Saúde do Município, e também por denúncias que podem ser realizadas pelos trabalhadores junto à Ouvidoria.