A 115ª reunião extraordinária do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça (SCBH), conselho que faz parte do Comitê de Bacia do Rio das Velhas e se reúne mensalmente, ocorreu no Parque Ecológico da Lagoa da Pampulha. O local da reunião é simbólico e especial, pois o parque está inserido na sub-bacia do ribeirão do Onça e foi construído sobre sedimentos que assoreavam a Lagoa da Pampulha, cobrindo permanentemente o espelho d'água.
O objetivo do subcomitê é planejar, executar e cobrar ações de preservação da bacia hidrográfica do Onça. O subcomitê busca, ainda, servir de mediador entre os diversos setores da sociedade, garantindo a participação social nos processos de tomada de decisão e propondo ações de conservação desta bacia hidrográfica.
Contagem tem um lugar de destaque nos debates, pois o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado, ocupa o lugar de coordenador-geral do grupo, representando a prefeitura. O conselho reúne membros da sociedade civil, prefeituras e órgãos do poder público.
[caption id="attachment_9102" align="alignleft" width="300"] Comitê se reúne mensalmente[/caption]O gerente dos Parques da Pampulha, Denilson dos Santos, recebeu o grupo nas dependências do parque e explicou suas expectativas com relação ao encontro. “O mais importante é o subcomitê continuar marcando posição com relação à defesa dos recursos hídricos da bacia do ribeirão do Onça. Espero que nesse encontro possamos elucidar a situação dos parques e unidades protegidas do município”, disse.