Com foco no fortalecimento da atenção primária e na qualificação dos serviços ofertados à população, nessa quinta-feira (14/5), gestores municipais realizaram uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Bandeirantes, na região Industrial. Durante a agenda, foram acompanhadas as rotinas de atendimento da unidade, além de conversas com trabalhadores e usuários para ouvir demandas, avaliar a estrutura do espaço e identificar oportunidades de melhorias nos serviços prestados.
Para o prefeito Ricardo Faria, a visita reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e com a escuta ativa da população.
“A Atenção Básica é a porta de entrada do SUS e precisa estar cada vez mais fortalecida.
Nosso compromisso é acompanhar de perto a realidade das unidades, ouvir trabalhadores
e usuários e garantir melhorias no atendimento à população. O SUS é um patrimônio
de todos nós e precisa ser valorizado diariamente”.
Prefeito de Contagem, Ricardo Faria
Atualmente, a unidade realiza, em média, cerca de 1.100 atendimentos por mês e é referência para cerca de 12,4 mil pacientes cadastrados, acolhendo moradores dos bairros Santa Maria, Mangueiras e Vila Bandeirantes. A UBS conta com três equipes completas de Estratégia de Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde (ACSs), além da equipe e-Multi, composta por profissionais como psiquiatra, pediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e ginecologista. A unidade também desenvolve grupos operativos, como o Grupo Esperança e o projeto UBS Verde, voltado ao uso de medicamentos fitoterápicos.
Durante a visita, representantes do conselho local de saúde se reuniram com os gestores para apresentar demandas da comunidade, reivindicar melhorias nos serviços e discutir estratégias para qualificar o atendimento ofertado à população. Entre os principais temas abordados estiveram a realização de exames, o acesso a consultas médicas e os encaminhamentos para atendimentos especializados.
Nesse sentido, o prefeito destacou, ainda, que a proposta da gestão é utilizar a tecnologia como aliada para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde sem perder o cuidado humanizado.
“Queremos trazer ferramentas que ajudem a reduzir filas, agilizar atendimentos e garantir
que os pacientes que realmente precisam da consulta presencial tenham esse cuidado assegurado.
A ideia é que o atendimento remoto seja feito com critério, triagem e equipes capacitadas,
funcionando como mais uma alternativa para fortalecer a rede e melhorar a assistência prestada à população.
A tecnologia precisa trabalhar a favor das pessoas, facilitando o acesso à saúde, ampliando a resolutividade das UBSs
e dando melhores condições de trabalho para as equipes. Estamos construindo soluções que já apresentam
resultados positivos em outras cidades e que podem transformar o atendimento em Contagem”.
Prefeito de Contagem, Ricardo Faria
“Esses encontros são fundamentais para ouvirmos as demandas da comunidade e
construirmos soluções junto com os usuários e trabalhadores da saúde, sempre buscando
qualificar o atendimento e ampliar o acesso aos serviços”.
Subsecretário de Atenção à Saúde, Lucas Néviton
No mesmo sentido, o usuário Sebastião da Cunha disse acreditar que “a tecnologia vai somar esforços” e avaliou o atendimento da UBS como “muito positivo”. “As pessoas nos recebem bem e os profissionais são muito bons”, comentou.









