Atenta às demandas da população e comprometida com a promoção do esporte, da qualidade de vida e da segurança, a Prefeitura ampliou o alcance do projeto de defesa pessoal para mulheres. A iniciativa chegou, agora, ao Ressaca com aula inaugural marcada para a próxima quarta-feira (11/2), no CEU das Artes, a partir das 19h30, dando início ao curso itinerante que percorrerá todas as regiões da cidade.
Totalmente gratuita, a ação é voltada para mulheres a partir dos 10 anos de idade e integra as políticas públicas do município direcionadas ao enfrentamento à violência de gênero e à promoção do bem-estar por meio da prática esportiva, utilizando o esporte como ferramenta de proteção, fortalecimento da autonomia e inclusão social.
As mulheres que não realizaram a inscrição on-line dentro do prazo ainda poderão garantir a participação por meio de inscrição presencial, feita diretamente no local das aulas. Tanto essas participantes quanto aquelas já cadastradas previamente deverão apresentar, na aula inaugural, uma cópia de um documento de identidade e a declaração de aptidão física, disponível clicando aqui. O atestado médico que comprove as condições de saúde para a prática das atividades deverá ser entregue no prazo de até 14 dias úteis após o início das aulas.
De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Leidna Duarte, a ampliação do projeto representa um avanço importante ao unir segurança e prática esportiva em uma mesma política pública.
“Quando levamos a defesa pessoal para mais regiões da cidade,
estamos oferecendo às mulheres não apenas técnicas de proteção,
mas também a oportunidade de praticar atividade física, cuidar da saúde
e fortalecer o corpo e a mente. É um ganho duplo: elas se sentem mais
seguras no dia a dia e, ao mesmo tempo, se beneficiam de todos
os impactos positivos que o esporte proporciona, como bem-estar,
convivência e qualidade de vida”.
Secretária de Esportes e Lazer, Leidna Duarte
Com duração prevista de dois meses em cada região, o curso adota uma metodologia que reúne fundamentos do jiu-jitsu, muay thai, boxe e técnicas de MMA, todos adaptados à realidade da defesa pessoal. O conteúdo foi desenvolvido para atender mulheres com ou sem experiência prévia em artes marciais, com foco em estratégias práticas para o cotidiano, no fortalecimento da autoconfiança e na ampliação da sensação de segurança.
Segundo o lutador profissional de jiu-jitsu e professor do projeto, Leonardo Rocha, a iniciativa vai muito além de ensinar golpes.
“Trabalhamos um pouco de cada modalidade, reunindo técnicas que podem fazer
a diferença em situações reais. É uma proposta que vai desde aprender a identificar
e evitar riscos até saber agir para se defender, seja fugindo da situação ou,
quando não for possível, reagindo de forma segura. O objetivo é oferecer mais
tranquilidade para que elas possam caminhar pelas ruas com confiança,
sabendo que têm recursos para se proteger”.
Lutador profissional de jiu-jitsu e professor do projeto, Leonardo Rocha
Serviço
Aula inaugural do curso itinerante de defesa pessoal na regional Ressaca
Data: 11/2 (quarta-feira)
Local: CEU das Artes Ressaca (Rua Magnólia, 100 - Arvoredo)
Horário: a partir das 19h30









