Em Contagem, o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais - Descubra alcançou resultados importantes no ano passado. A Prefeitura buscou ampliar, por meio do programa, as oportunidades de trabalho protegido com a inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Entre julho e dezembro de 2025, foram encaminhados 53 jovens aprendizes para o trabalho. Dessa forma, a iniciativa reafirmou o compromisso com a inclusão produtiva, a proteção social e a construção de novas perspectivas de futuro para a juventude da cidade.
Desde abril, o Descubra fortaleceu a rede de proteção e ampliou sua capacidade de articulação com as entidades formadoras. Entre os avanços destacam-se os cursos de qualificação ofertados pelas entidades, tais como: auxiliar de escritório, com ênfase em tecnologia e inclusão digital; aprendizagem industrial em eletricista de manutenção eletrônica; manutenção mecânica de máquinas industriais; eletricista de manutenção eletroeletrônica; caldeiraria; desenho mecânico; operação de máquinas de ferramentas convencionais, entre outros. As formações têm ampliado competências e fortalecido a autonomia dos jovens.
Para a secretária municipal de Trabalho e Geração de Renda, Daisy Silva, cada jovem que ingressa no Descubra carrega sonhos, expectativas e, muitas vezes, desafios que vão além da falta de uma oportunidade de trabalho. “Quando conseguimos abrir portas para esses adolescentes e jovens, estamos oferecendo mais do que uma vaga, estamos dizendo que eles são vistos, acolhidos e capazes de construir um futuro diferente”, disse.
Ainda de acordo com a secretária, a aprendizagem transforma realidades porque combina proteção, acompanhamento e qualificação. “Ver os jovens se desenvolvendo, adquirindo autonomia e acreditando em si mesmos reforça a importância de uma política pública feita com cuidado, escuta e compromisso social. A Prefeitura celebra cada conquista, reafirmando seu compromisso com o cuidado, a inclusão e o futuro dos jovens”, afirmou.
Outro ponto de destaque foi a consolidação do Comitê Gestor Interinstitucional de Contagem, responsável por integrar políticas públicas e criar fluxos mais eficientes entre a rede de proteção. Esse alinhamento tem garantido um acompanhamento mais próximo e humanizado, fortalecendo a permanência dos jovens nos programas e reduzindo riscos de evasão.
O município aderiu ao Programa Descubra em agosto de 2019, por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 080/2019, que é constituído pelo sistema de justiça, o governo estadual e as entidades formadoras, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e ampliar a articulação com instituições formadoras e órgãos públicos.









