A Prefeitura de Contagem tem fortalecido as ações que tornam a rede de saúde do município mais acolhedora, inclusiva e acessível. O objetivo é garantir atendimento humanizado e de qualidade para toda a população.
Atualmente, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Especializada (CAEs) do município já contam com recursos de acessibilidade, que facilitam a locomoção e promovem maior autonomia no acesso aos serviços.
Um destaque é o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Antônio de Oliveira, que oferece serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências. O serviço atua de forma integrada, com foco na reabilitação e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias. Somente entre janeiro e agosto deste ano, foram realizados mais de 56 mil procedimentos.
A comunicação inclusiva também avança com a Central de Libras, em funcionamento desde 2023, que garante a presença de intérpretes para pessoas surdas durante os atendimentos de saúde. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Direitos Humanos, permitindo que pacientes surdos sejam acompanhados em UBSs, UPAs, hospitais, maternidade, CER IV, CAEs, Centros de Atenção Psicossociais (Caps), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS).

Os pacientes surdos podem solicitar antecipadamente o intérprete de Libras durante o atendimento e as novas unidades de saúde são construídas seguindo os padrões de acessibilidade
Fotos: Fábio Silva / PMC
Essas iniciativas reforçam o compromisso da gestão em ampliar direitos e assegurar que o SUS Contagem cumpra seus princípios de universalidade, integralidade e equidade, oferecendo atendimento de qualidade para todas as pessoas. “O Sistema Único de Saúde (SUS) completou no último dia 19 de setembro, 35 anos de existência, consolidando-se como o maior sistema de saúde público, integral e gratuito do mundo. O princípio da integralidade pressupõe que o SUS acolha todas as pessoas em sua estrutura, garantindo acesso equânime e oportuno a serviços e ações em saúde. Reduzindo as barreiras de acesso e ofertando cuidado individualizado e oportuno a cada usuário.”, destaca a superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Julia Diniz.
Como solicitar apoio da Central de Libras?
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. A solicitação deve ser feita pelos números: (31) 99263-9286 ou (31) 97139-9180.









