Dando sequência às ações de fortalecimento da atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nesta quinta-feira (11/09), a prefeita Marília Campos e o secretário de Saúde, Fabrício Simões, se reuniram com os médicos gestores da clínica e com as diretoras dos distritos sanitários de Contagem.
O objetivo do encontro foi conhecer de perto o trabalho desempenhado pelos profissionais nas regiões, seus desafios e, em conjunto, traçar novas estratégias de gestão para garantir um serviço de qualidade para a população, com foco na porta de entrada do SUS, que é a atenção primária e as unidades básicas de saúde (UBSs).
Na oportunidade, os profissionais apresentaram um pouco da rotina diária nas regiões, destacando a importância da aproximação e interlocução entre gestores, servidores da saúde e usuários, bem como da articulação entre a atenção primária e os serviços de urgência do município.
Além disso, foram mencionados alguns avanços obtidos até o momento, como o serviço de teleatendimento, que vem recebendo elogios da população e se mostra uma ferramenta importante para tornar o atendimento ao usuário mais rápido e eficiente.
Para a prefeita Marília Campos, um dos maiores desafios da atenção primária é garantir que o primeiro atendimento chegue de forma rápida e resolutiva à população. Dessa forma, o uso de tecnologias utilizadas para ofertar o atendimento on-line foi destacado. “Nesse sentido, a teleconsultoria tem se mostrado um recurso fundamental. Hoje já contamos com a chegada de kits de teleconsultoria, que permitirão instalar cabines em algumas unidades. Mas precisamos avançar para que cada UBS da cidade tenha uma estrutura adequada para oferecer esse atendimento remoto, beneficiando toda a rede”.
“É a partir do diálogo que conseguimos construir soluções mais eficazes e alinhadas à realidade do SUS Contagem. Assim, temos condições de aprimorar as ações em curso, como também fortalecer o compromisso com uma saúde pública de qualidade — tanto para quem recebe o cuidado, quanto para quem o oferece”, destacou o secretário de Saúde, Fabrício Simões.
Representando os gestores da clínica, a médica Maíra Moreira falou da importância de ter momentos de diálogo com a gestão. “Essa reunião foi muito importante porque a gente pode dialogar e fortalecer a integração entre todos os envolvidos. Quando a gente consegue fazer esse encontro e, ainda, sair com muitas tratativas, isso é gratificante, pois a atenção primária é a ponta de tudo. Trabalhar integrado em rede é muito importante, pois mostra que estamos todos juntos em prol de um objetivo comum que é o cuidado com o nosso usuário”.
A reunião contou também com a presença do vice-prefeito Ricardo Faria e do secretário de Governo, Pedro Amaral; dos subsecretários de Saúde: Karina Taranto, Lucas Neviton e Gustavo Martins; e do diretor do SSA, Eduardo Pena.