A Prefeitura de Contagem abriu inscrições para seleção de profissional para o cargo de subsecretário de Atenção Primária à Saúde. A contratação é comissionada, por livre nomeação e exoneração, conforme o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. E as inscrições podem ser feitas, até o dia 31/5, exclusivamente pelo site da Prefeitura de Contagem, no link https://portal.contagem.mg.gov.br/SMS/subsecretariaAPS Com remuneração de R$14.238,71, acrescida de auxílio alimentação de R$500,00, a jornada é de 40 horas semanais em regime presencial, com dedicação exclusiva.
Para participar, os candidatos devem possuir ensino superior completo nas áreas de Saúde e/ou Gestão; e pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Gestão em Saúde, Políticas Públicas em Saúde ou áreas afins. Além disso, é exigida experiência comprovada em cargos de gestão na área da saúde pública de, no mínimo, três anos, e vivência em planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas de saúde, preferencialmente, na atenção primária.
Entre as principais competências técnicas, gerenciais e estratégicas do cargo estão: o conhecimento aprofundado dos princípios e diretrizes do SUS, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, linhas de cuidado, indicadores; domínio da legislação aplicável à saúde pública (normas federais, estaduais e municipais); domínio dos instrumentos de planejamento e avaliação em saúde: indicadores, metas, financiamento (FMS, PAB, etc.); capacidade de análise de viabilidade de projetos e tomada de decisão baseada em evidências; experiência com sistemas de informação em saúde (e-SUS, SISAB, CNES, etc.); conhecimento das diretrizes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde; experiência na gestão orçamentária e de contratos públicos, incluindo licitações e parcerias; capacidade de liderança, articulação e mediação institucional com diferentes esferas de governo e conselhos de controle social; habilidade para coordenar equipes multidisciplinares e integrar ações intersetoriais; capacidade de liderar, motivar e desenvolver equipes de trabalho, com habilidades em gestão de conflitos e promoção de um ambiente colaborativo e inovador; entre outros.
Para mais informações, os candidatos poderão entrar em contato com a Superintendência Administrativa/Diretoria de Desenvolvimento Humano e Educação Permanente, pelo e-mail ddh.saude@contagem.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3472.6368.
Etapas do processo
Baseada em critérios técnicos, a seleção será realizada em três etapas, sendo: a primeira a inscrição com envio do formulário, currículo e documentação comprobatória; a segunda a análise curricular; e a terceira a entrevista presencial. O período de inscrições é de 16 a 31 de maio; análise curricular de 2 a 6 de junho; as entrevistas de 9 a 18 de junho. A divulgação do resultado final acontecerá até o dia 23 de junho de 2025.