Dirigido por Manu Macedo e Thiago Sobreiro, o curta "Margarina" terá pré-estreia gratuita nos dias 3 e 4 de abril, às 20h, na Funec Inconfidentes, localizada na praça Marília de Dirceu, 20. A produção, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, expõe a violência doméstica vivida por mulheres no cotidiano, ao contar a história de uma esposa de um policial penal que sofre uma rotina controladora e de violência psicológica.
Com 15 minutos de duração, o filme acompanha a vida de Joana (interpretada pela própria Manu Macedo), uma mãe que sofre uma série de abusos do marido (Gabriel Vinicius). Para Manu, o filme é importante por retratar uma realidade vivida por milhares de mulheres, frequentemente silenciadas. "No Brasil, a cada seis horas, uma mulher é morta, vítima de violência doméstica. Esse dado é alarmante!", afirmou.
Além da influência de cineastas como Chantal Akerman e Lynne Ramsay, os diretores também se inspiraram em histórias pessoais. A personagem Joana, por exemplo, foi baseada na avó da diretora, que sofreu anos de abuso psicológico. "Meu avô era visto como um homem carinhoso fora de casa, mas dentro, ele silenciou. Essa dualidade me marcou", revelou Manu.
As gravações ocorreram no bairro Novo Eldorado, onde Manu cresceu, e contaram com a participação de familiares como figurantes. "É um registro do meu passado e da luta de muitas mulheres", completou.
Serviço
Pré-estreia do curta "Margarina"
Data: 3 e 4 de abril (quarta e quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Funec Inconfidentes (Praça Marília de Dirceu, 20 – Inconfidentes, Contagem/MG)
Entrada franca