Era uma segunda-feira quando Pedro Júnior, 17, saiu de casa, no bairro Água Branca, vestindo sua melhor camisa social. Na mochila, levava documentos e a esperança de conseguir sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Histórias como a dele estão prestes a ganhar um novo capítulo no próximo sábado (29/3), quando a Cruz Vermelha Brasileira, junto à Prefeitura, por meio da Administração Regional Ressaca, realizará o Projeto “Ação Jovem”, oferecendo 120 vagas exclusivas para moradores da região.
A ação ocorrerá das 8h às 14h, na rua Rodrigues da Cunha, 430, para jovens entre 16 e 18 anos. Os interessados precisam estar cursando a partir do 9º ano. As oportunidades incluem, além da experiência, a bonificação de até um salário mínimo, vale-alimentação, transporte e premiação por tempo de contrato. Para tanto, é necessário que os candidatos selecionados ajustem seus estudos para o turno da noite, devido aos desafios do dia a dia.
O administrador regional Ressaca, José Carlos Menezes, reforçou o impacto da iniciativa: “Estamos levando oportunidades para quem, muitas vezes, é invisível aos olhos do mercado. É sobre dar o primeiro passo rumo a um futuro digno”.
A gestora de Projetos Sociais e funcionária da Cruz Vermelha, Cristiane Monteiro, afirmou que a ação é essencial para garantir o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. “Esta é uma porta que se abre para quem mais precisa. Além do emprego, oferecemos capacitação e a chance de crescimento profissional em empresas parceiras”, disse.
Para Juliana Mesquita, moradora do bairro Água Branca e mãe de adolescente, projetos como esses transformam vidas. "Minha filha mais velha participou anos atrás e hoje tem uma profissão, casou e construiu sua independência. Quero o mesmo para os meus outros filhos", emocionou-se.
Para os jovens interessados, basta levar RG, CPF, comprovante de residência e matrícula escolar e acreditar que, como Pedro Júnior, sua hora vai chegar.
Serviço
Data: 29/3
Horário: 8h às 14h
Local: Rua Rodrigues da Cunha, 430 – São Joaquim